20090520

* Treinando com elástico

O treinamento co elástico busca combinar força, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e flexibilidade, tanto para fitness como para procedimentos terapêuticos e reabilitação.

Pode ser feito em qualquer lugar, fácil de carregar, não ocupa espaço para guardar e é bem prático de usar, permitindo trabalhar o corpo todo, com exercícios fáceis de execultar.

Ao contrário da musculação, em que os aparelhos oferecem praticamente quase toda a estabilidade do corpo, o elástico exige-se tanto da articulação que está sendo exercitada especificamente como da estabilidade do corpo como um todo, tornando mais difícil o trabalho com grandes sobrecargas. A técnica se baseia no princípio da instabilidade mecânica para gerar estímulo sensório-motor. A chave principal do exercício é a qualidade dos movimentos e não a quantidade ou carga, sempre buscando combinar exercícios isométricos de estabilização com aqueles de contração dinâmica para todo o corpo.

Para você que deseja variar o seu treino (com halteres e caneleiras), a resistência elástica é uma boa opção. Ele pode oferecer uma boa resistência ajudando na tonificação dos músculos e no aumento da força e da resistência muscular.

Existem muitas opções de exercícios que podem ser aplicados conforme os objetivos pretendidos. Com 40 a 60 minutos a pessoa consegue trabalhar todo o grupo muscular corporal. O treinamento pode ser diário. O exercício também tem cunho profilático e terapêutico e, por trabalhar todo o conjunto muscular e com menos pesos, o risco de lesões é muito pequeno.

O elástico é bem prático por ser leve, fácil de enrolar ou guardar e simples de manusear. Animou?

O importante é:

-Prestar atenção na hora de prender o elástico, de forma segura durante a execução dos movimentos, para que este não solte e bata em você.

-Diminuir ou aumentar (afrouxar) o tamanho do elástico, regulando assim, a resistência do exercício.

-Tomar cuidado com a postura, principalmente com a coluna, joelhos flexionados em todos os exercícios e ângulo dos joelhos nos agachamentos e glúteos.

-O elástico pode ser encontrado em lojas de equipamentos esportivos ou em lojas de fisioterapia. Tenha pelo menos dois elásticos com tensões diferentes, para gradativamente aumentar a dificuldade do exercício.

-Pode ser usado por pessoas de todos os níveis de condicionamento físico, incluindo grupos especiais, terceira idade e reabilitação.


POR SER UMA ATIVIDADE SIMPLES, MUITAS PESOAS "PERDEM" TEMPO FAZENDO O EXERCÍCIO DE MANEIRA INADEQUADA!


NÃO PERCA TEMPO!!
PROCURE ORIENTAÇÃO ANTES DE COMEÇAR
A FAZER OS EXERCÍCIOS!