20120809

* Corrida na areia



Aproveitar o clima de praia, sentir a brisa fresca bater no rosto e ouvir o barulhinho das ondas quebrando é muito bom. Curtir esse ambiente e ainda investir no treinamento de força e resistência para conseguir ganho na performance e manter o ritmo regular é ainda melhor.

A corrida na areia apresenta algumas mudanças significativas em relação à corrida no asfalto. Deixar as suas pegadas registradas na areia da praia é um dos melhores trabalhos de condicionamento e fortalecimento muscular. A biomecânica nos movimentos é alterada, sobrecarregando os músculos da panturrilha, o que causa um maior cansaço, ao mesmo tempo em que acarreta um fortalecimento muscular maior.

O impacto neste piso também é menor que no asfalto ou na terra batida.
 As articulações também sofrem fortalecimento, a propensão a torções é maior pela irregularidade do terreno. No entanto, a corrida periódica na areia é indicada tanto como lazer como condicionamento físico e para trabalhos de recuperação e propriocepção (conscientização do corpo) devido a essa instabilidade proporcionada pela areia.

O gasto calórico é maior, pois a modalidade requer também um esforço diferenciado. A corrida na areia queima 1,6 vezes mais calorias que no asfalto comum. O nível de intensidade deve ser moderado no começo e a hidratação deve ser mais constante. 

Você pode alternar entre areia fofa e asfalto e fazer um excelente trabalho de base para começar sua nova planilha de treinos. Fuja das inclinações. Se não houver opção de uma praia plana ou quase, é melhor esquecer os treinos na areia, pois os malefícios (possibilidade de lesão) serão maiores que os benefícios.

Bons treinos!!!