20070106

* Quero iniciar meu programa de treinamento

Prontidão para a atividade física

A atividade física regular é divertida e saudável. A cada dia há um número cada vez maior de pessoas que fazem exercício físico diariamente. Para a maioria das pessoas, ser mais ativo é muito mais saudável, te dar muito mais disposição para as tarefas do dia a dia.

Se você está pensando em iniciar um programa de treinamento ou aumentar substancialmente o seu nível de atividade física, comece por responder às nove perguntas seguintes, este Questionário sobre a Aptidão para o Exercício Físico vai lhe dar mais segurnaça antes de começar.

Ao responder a estas perguntas o bom senso é o seu melhor guia. Leia as perguntas atentamente e responda a cada uma delas com sinceridade:

Sim

Não

-

Durante o último mês sentiu dores no peito enquanto fazia exercício físico?

-

Está há pelo menos 6 meses sem praticar exercícios regularmente?

-

O seu médico já lhe disse que tem um problema cardíaco e que só deve fazer atividade física sob recomendação médica?

-

Já sentiu dores no peito mesmo sem esforço físico?

-

Você acha que esta acima do peso?

-

Perde o equilíbrio devido a tonturas ou chega a ficar inconsciente?

-

Tem problemas ósseos ou articulares que possam piorar devido a alteração dos seus hábitos de exercício físico?

-

Está a fazer medicação (por exemplo, diuréticos) para a tensão ou para um problema cardíaco?

-

Conhece alguma outra razão que o impeça de fazer exercício físico?

Se respondeu "Sim" a uma ou mais das perguntas anteriores

  • Consulte pessoalmente seu médico, antes de começar a fazer exercício físico, ou antes, de avaliar a sua forma física. Fale ao médico os sintomas que está sentido e nas perguntas a que respondeu sim.
  • Após a liberação do seu médico você poderá iniciar seu programa de exercícios.
  • Ter uma limitação, não significa que não está apto a praticar uma atividade física. Os dados obtidos servem para respaldar o professor e a avaliado, dando segurança na prescrição do exercício.


Quer começar a fazer exercícios físicos? Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.