20100618

* Obesidade Inconsciente




Acomodar-se não é uma boa idéia




Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal.


Um estudo feito na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, revelou que apenas 15% das pessoas consideradas obesas têm consciência real da doença e dos riscos que correm. A pesquisadora em nutrição Kim Truesdale (coordenadora desse projeto) diz que essa “obesidade inconsciente” pode ser fatal, pois ao ignorar a situação, os obesos estão ainda mais sujeitos a doenças como diabetes, hipertensão, artrite e problemas de coração.


Muitas pessoas que convivem há muito tempo com o fato de serem gordinhos tendem conformar-se, ignorando as possíveis conseqüências. O psicólogos explicam que a obesidade pode ser causada por sofrimento, depressão e comportamentos de esquiva social, que prejudicam a qualidade de vida.


O primeiro passo para se ver livre da doença e enxergar o quão prejudicial ela é. Os males passam além dos problemas sociais, sendo a obesidade fator de risco inclusive para distúrbios reprodutivos (problemas durante a gravidez), alguns tipos de câncer e problemas respiratórios.


Obesidade não é apenas uma questão estética. Faz mal para a saúde.


Milhares de mortes relacionadas à obesidade acontecem todos os anos. Vários casos de morte têm sido relacionados à obesidade, como diabetes tipo 2, doenças no coração, pressão alta e infarto. Obesidade também está relacionada a maiores taxas de certos tipos de câncer. Homens obesos têm maior probabilidade de morrer de câncer de cólon, reto ou próstata. Mulheres obesas têm mais chances de morrer de câncer de mama, útero e ovários.


O tratamento exige acompanhamento de nutricionistas, endocrinologistas, psicológico e um profissional de educação física.


ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.