20080525

* Pilates ou musculação?



Com o princípio de que o músculo precisa ser estimulado para se desenvolver, o treinamento contra-resistência ou de força, é um tipo de exercício em que os músculos tentam se mover contra uma resistência específica, normalmente representada por algum tipo de estruturas seja equipamento, halteres, molas, o peso corporal etc. Com esse treinamento podemos melhorar o condicionamento físico de atletas bem como melhorar também a forma física de não-atletas.



O Método Pilates é um sistema de condicionamento físico, desenvolvido no início do século 20 por Joseph Pilates, que o chamava "Contrologia" em referência à forma como o método encorajava o uso na mente para controlar o corpo. Pilates é um programa de exercícios que foca os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado. Ele é executado em aparelhos (máquinas) onde a resistência é feita através de molas e/ou o peso corporal, também e realizado no solo, com bolas, assessórios... Atualmente já existe a hidropilates, onde os exercícios são feitos dentro da água.



O método Pilates veio a tornar-se uma verdadeira compulsão da moda, sendo que, ainda atualmente, apresenta-se como um método vistoso, de reabilitação, de natureza quase esotérica e milagrosa. Pilates é muito mais do que isso. A melhor virtude do método não tem sido suficientemente aludida pelos profissionais. Trata-se precisamente da possibilidade de realização de um treino de força profundo, de natureza estática a nível abdominal e excêntrica a nível periférico, fazendo com que exista uma melhoria da estabilidade corporal sem que se verifique um necessário aumento de tensão.



As atividades em que são mantidas a realização de posturas de força estática e resistente, somadas ao alongamento global de determinadas cadeias musculares parecem possuir vantagens distintas. Só através deste tipo de atividades é possível empreender um trabalho muscular inclusivo das massas musculares profundas, grupos musculares com uma grande importância na estabilidade central do corpo e no controle postural.



Pilates é um método de condicionamento total do corpo que enfatiza o equilíbrio, concentração, controle, precisão e movimentos fluidos, os quais resultam em mais flexibilidade, força, tônus muscular, consciência corporal, energia e concentração.



Assim como a musculação também é muito mais que apenas “puxar ferro”. Quando estamos falando de um trabalho bem orientado por parte do profissional, o aluno só tem a ganhar. A utilização de pesos, tanto em fitness como em fisioterapia, é extremamente comum, mas releva de alguma ignorância por alguns profissionais. O treino de força deveria ter sempre uma componente funcional, com atenção especial ao controle motor, visando um trabalho completo do corpo humano.

Além de deixar seu corpo bonito e harmonioso, o treinamento funcional tem como meta melhorar sua performance. Não só na academia mas nos movimentos que fazemos no dia-a-dia: levantar, sentar, subir escadas, sair do carro. Quem não quer ter um corpo resistente às lesões e menos suscetível à dor nas costas por exemplo?


Os benefícios atribuídos ao treinamento de fortalecimento muscular dependem de uma série de variáveis, incluindo intensidade, duração, e volume de exercícios necessários para alcançar os objetivos individuais.


Musculação é uma atividade que visa o desenvolvimento da força, da resistência e da tonificação muscular. Pode ser praticada como recuperação da condição física e como complemento de outras atividades atividades/modalidades físicas/desportivas, com o apoio de máquinas e pesos livres.



Lembrando do princípio de que os músculos precisam ser desafiados para ficar firmes e fortes, antes de escolher qual o melhor exercício pra você, seja ele a Musculação ou o Pilates, tenha pelo menos duas opiniões sobre a atividade física desejada. Cuidado com aqueles profissionais, se é que podemos assim chamá-los, que dão falsas promessas e principalmente falam mal da atividade física que ele não orienta, só pra ganhar você como adepto da atividade física dele.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.