
A musculação é indicada, tanto para os magros que querem melhorar sua composição corporal, quanto para aqueles que querem perder peso. Isso mesmo, a musculação emagrece!!!
Algumas pessoas deixam de fazer a musculação porque acham que vão ganhar peso, "engordar". Totalmente errado. O motivo desse "medo" de que a musculação vai fazer engordar é porque as pessoas se prendem ao peso corporal fornecido pela balança, esquecendo-se que, para diagnosticar se uma pessoa está ou não acima do peso ideal previsto, é necessário que haja uma análise de percentual de gordura, massa magra, etc... Feito na avaliação física. Médicos e fisiologistas recomendam um mínimo de 5% de gordura corporal para homens e 10 % para as mulheres, porém geralmente a faixa saudável para homens varia entre 13 e 18 % e para mulheres entre 18 e 25 %. Os problemas com níveis de gordura abaixo de 15-20% em mulheres incluem o desenvolvimento de desequilíbrios hormonais, redução da produção de estrógeno, irregularidades na menstruação, disfunção menstrual, cessação dos ciclos e infertilidade. Para os homens, o baixo nível de gordura ( abaixo de 5% ) provoca queda na produção de testosterona, no número de espermatozóide, na libido e na atividade sexual.
Este tipo de atividade física nos trabalhos de perda de peso, visa aumentar o metabolismo, (queima de calorias) de 3 a 8 vezes, durante horas depois do exercício. O efeito residual do exercício, e não o próprio exercício, é o maior responsável pela queima de calorias através do aumento do índice de massa magra ( músculo ), resultando assim, numa diminuição mais rápida na taxa de gordura.
Para entendermos melhor como isto acontece, devemos aprender um pouco sobre Taxa Metabólica de Repouso (TMR). A TMR representa o gasto energético necessário para manter as funções vitais durante o repouso. Em geral, a TMR representa de 60 a 75% do total de energia gasta diariamente – o efeito térmico da respiração representa em torno de 10% e a atividade física uma faixa entre 15 a 30%. Com os exercícios aumentamos essa taxa, utilizando assim mais energia no decorrer do dia.
A diminuição da gordura corporal, é conseguida tanto nos trabalhos aeróbios (caminhada, corrida ), quanto nos anaeróbios (por exemplo, ginástica com peso-musculação).
Atualmente, existem vários métodos de treinos na musculação que podem otimizar os seus resultados no processo de emagrecimento. A quebra da gordura nos exercícios aeróbios, ocorre durante a execução dos mesmos, enquanto que nos anaeróbios essa quebra ocorre no período subseqüente. Além do trabalho de perda e manutenção de peso, ela também atua na melhora da força, resistência, flexibilidade, potência e aumento de massa muscular. Outra característica é a ausência de movimentos bruscos, que com a uma boa orientação, diminui riscos de lesões.
Atividades intensas produzem maiores gastos calóricos e elevações na taxa metabólica de repouso por tempo e magnitude proporcionais a intensidade da atividade, a musculação pode ser orientada para o emagrecimento e trazer os benefícios citados anteriormente.
Enfim, tendo em vista os inúmeros benefícios proporcionados pelos exercícios com pesos é recomendável que se perca o medo da sala de musculação e descubra as maravilhas que lá o esperam.
A monotonia ou a falta de tempo não serão problemas, pois o bom professor saberá organizar um treino que seja totalmente adequado a sua disponibilidade e personalidade.