Não é o aparelho que vai fazer o gasto energético maior, é a pessoa. Depende de fatores como velocidade, carga, intensidade e freqüência cardíaca em que ela faz o exercício. Se esses fatores forem os mesmos nos três aparelhos, a perda calórica é equivalente.
Apesar de parecerem exercícios fáceis e simples, a bicicleta, a esteira e o transport apresentam erros comuns de execução. Além de casos de ritmo não proporcional com a carga, é comum a regulagem errada do banco da bicicleta e de posição corporal inadequada no transport, por exemplo.
Confira as características de cada aparelho:
Transport: É o que tem grau de dificuldade maior entre os três aparelhos, portanto a freqüência cardíaca durante a execução do exercício tende a se elevar mais rapidamente. Ele apresenta ainda fadiga localizada nos membros inferiores, por forçar os músculos da perna todo o tempo.
Bicicleta: Apresenta baixo grau de dificuldade, fadiga localizada nos membros inferiores e flexão e extensão do joelho - algumas pessoas com problema no joelho não podem praticar o exercício.
Esteira: Apresenta baixo grau de dificuldade e ausência de fadiga localizada.