20090210

* Vamos começar?


Antes de iniciar o seu programa de treinamento, faça uma Avaliação Física.

A avaliação física é um quesito muito importante para a correta prescrição da atividade física. Mais do que isso, é um elemento importante na detecção de melhoras proporcionadas pela mesma.

A avaliação física é um processo pelo qual, utilizando-se medidas, pode-se, subjetiva e objetivamente, exprimir e comparar critérios. Ela serve ainda para avaliar o nível de condicionamento físico atual do aluno, determinar objetivos para o indivíduo avaliado e coletar dados para a elaboração do programa. É uma forma utilizada para traçar o perfil físico do aluno a fim de preparar o programa adequado às suas condições e limitações, além de identificar contra-indicações, podendo-se evitar com isso possíveis incidentes. A avaliação julga o quanto foi eficiente o sistema de trabalho usado com um indivíduo ou com um grupo de indivíduos. Serve como fator de motivação para o testado que irá realizar o programa de treinamento.

Um bom teste deve começar com uma boa anmenese, que é um questionário para rastrear seus hábitos alimentares, doenças hereditárias, patologias, cirurgias e atividades físicas.

Peso, altura e circunferência corporal: Apenas para adquirir dados para conferência.

Para analisar a composição corporal, (percentual de gordura) existe vários métodos, os mais ulilizados são:

Bioimpedância: Este método permite uma avaliação rápida do percentual de gordura através da passagem de corrente elétrica, verificando o nível de água existente no organismo e quantificando o percentual de gordura.

Dobras cutâneas: É analisado por medidas verificadas por um compasso obtendo dados para aplicar em alguma formulas já estabelecidas ,consideradas como padrão através vários estudos ,pelo fato de sabermos que as grandes quantidades de gordura encontram-se em depósitos adiposos debaixo da pele.

Avaliação postural: Verifica anomalias no esqueleto.

Teste de flexibilidade: Verifica a capacidade do músculo de se estender ao máximo possível.

Teste neuromuscular: Verifica a resistência de grandes grupos musculares em um determinado exercício.

Teste de eletrocardiografia: Executado por um cardiologista, permite conhecer o estado atual do coração e seus limites.

Ergoespirometria: Este teste nos dá parâmetros para analisar o vo2 Max(capacidade máxima de absorção de oxigênio) e definir o limiar anaeróbio( ponto onde a capacidade de remover o acido lático é menor que a produção do mesmo e definir a predominância da utilização de gordura e carboidratos como fonte de energia). Com estes dois dados podemos definir e quantificar um treinamento específico para cada indivíduo.

Vale ressaltar que se não houver uma avaliação mínima para coleta de dados antes de dar início aos exercícios, a atividade física pode ser prejudicial e causar sérios riscos a saúde inclusive levar o indivíduo a morte. Sem a avaliação provavelmente os exercícios não trarão retorno, poderão causar lesões musculares e articulares e a pessoa irá ficar desmotivada a continuar se exercitando.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.