20100709

* 1ª refeição do dia



Horários apertados pelo acúmulo de compromissos na agenda, medo de ficar preso no trânsito ou a simples necessidade de dormir 15, 10, cinco minutinhos a mais, levam muitas pessoas a sair de casa, pela manhã, com o estômago vazio. Também existem aqueles que, por opção, decidem tomar apenas um mísero cafezinho, deixando para mais tarde, ou mesmo “pulando” a refeição que, segundo os especialistas, é a mais importante do dia.

Pesquisas recentes confirmam a tese sobre o valor de um bom café da manhã. Ressaltam os benefícios da alimentação matutina para manter a saúde e o peso corporal. Quem é adepto do desjejum engorda menos e, num processo de emagrecimento, apresenta melhores resultados do que quem não come nada nesse horário.

Um dos estudos foi feito na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, com 2,2 mil adolescentes. Os resultados foram publicados recentemente no periódico Pediatrics e mostraram que aqueles que consumiam café da manhã costumavam manter a dieta saudável ao longo do dia, evitando o que os nutricionistas chamam de alimentos de calorias vazias, ou seja, que só engordam. Eles também eram mais ativos fisicamente do que aqueles que pulavam a refeição matinal.

Cinco anos depois do início do estudo, os que tomavam café da manhã diariamente ganharam menos peso e tinham Índice de Massa Corporal (IMC) menor do que os que não tomavam.

A pesquisa foi feita com adolescentes, mas os benefícios dessa refeição é pra todo mundo! O fato é que quem não toma café da manhã acaba mesmo comendo um volume maior no almoço, exagerando, principalmente, na quantidade de gordura e de carboidratos. A experiência no consultório de endocrinologistas e profissionais de nutrição revela que o hábito de obesos e pessoas com sobrepeso, geralmente, é tomar apenas um cafezinho pela manhã. Sentindo-se famintos durante todo o dia, eles acabam consumindo mais alimentos “engordativos”.


Aproveite a 1ª refeção do dia... você ainda terá o dia todo pela frente e precisa de energia para aguenta-lo.




ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.