
Se a sua resposta foi "eles devem apenas comer mais", errou. O objetivo de quem quer "engordar", na verdade, deve ser ganhar mais massa muscular e não simplesmente aumentar a porcentagem de gordura no corpo e, para isso, não adianta consumir mais alimento indiscriminadamente.
De acordo com os nutricionistas, em geral se deve fazer uma dieta rica em carboidratos e proteínas, mas sem gordura. E devemos ficar atento que, cada um tem um metabolismo diferente e é preciso estudar qual dieta terá que fazer para ganhar peso de maneira saudável.
Para alguns casos, em que só comer mais não garante a quantidade de proteínas e carboidratos necessários para ganhar massa magra, costumam ser recomendados suplementos alimentares especiais. Estes suplementos, que podem ser na forma de milkshakes hipercalóricos, são bastante usados por praticantes de musculação e atletas em geral. Eles costumam garantir, em uma dose, os carboidratos existentes em todo um almoço completo.
Só a alimentação, no entanto, não faz milagres. É sempre necessário o acompanhamento de exercícios, principalmente os de musculação. Os exercícios podem inclusive ajudar a quem não tem fome, pois naturalmente abrem o apetite.
A principal maneira de se saber qual dieta seguir e quais exercícios fazer é procurar um especialista e pedir uma análise da composição corporal. Primeiramente se mede a porcentagem de gordura que a pessoa possui, que pode ser feita por contato (dobra cutânea) e por bioimpedância (medição por corrente elétrica).
Os níveis de gordura considerados saudáveis são entre 12% e 17% para os homens e entre 20% a 26% para as mulheres.