20080611

* Quero aumentar o peso!


Todos estão acostumados a ler diversas notícias sobre dietas milagrosas e novas formas de perder peso. Mas o que devem fazer os magros, que lutam para que a balança mostre alguns quilinhos a mais?

Se a sua resposta foi "eles devem apenas comer mais", errou. O objetivo de quem quer "engordar", na verdade, deve ser ganhar mais massa muscular e não simplesmente aumentar a porcentagem de gordura no corpo e, para isso, não adianta consumir mais alimento indiscriminadamente.

De acordo com os nutricionistas, em geral se deve fazer uma dieta rica em carboidratos e proteínas, mas sem gordura. E devemos ficar atento que, cada um tem um metabolismo diferente e é preciso estudar qual dieta terá que fazer para ganhar peso de maneira saudável.

Para alguns casos, em que só comer mais não garante a quantidade de proteínas e carboidratos necessários para ganhar massa magra, costumam ser recomendados suplementos alimentares especiais. Estes suplementos, que podem ser na forma de milkshakes hipercalóricos, são bastante usados por praticantes de musculação e atletas em geral. Eles costumam garantir, em uma dose, os carboidratos existentes em todo um almoço completo.

Só a alimentação, no entanto, não faz milagres. É sempre necessário o acompanhamento de exercícios, principalmente os de musculação. Os exercícios podem inclusive ajudar a quem não tem fome, pois naturalmente abrem o apetite.

A principal maneira de se saber qual dieta seguir e quais exercícios fazer é procurar um especialista e pedir uma análise da composição corporal. Primeiramente se mede a porcentagem de gordura que a pessoa possui, que pode ser feita por contato (dobra cutânea) e por bioimpedância (medição por corrente elétrica).

Os níveis de gordura considerados saudáveis são entre 12% e 17% para os homens e entre 20% a 26% para as mulheres.

É preciso lembrar que alimentos com alto teor calórico, o junk food, não ajudam a ganhar massa muscular, ela só faz aumentar o nível de colesterol do sangue. As pessoas magras, também podem ter o colesterol alto. Para quem quer aumentar o peso sem engordar, o melhor mesmo é manter uma dieta de acordo com o seu tipo de metabolismo e praticar musculação.



ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.