20100621

* Inverno e malhação



O inverno começou!! E com ele vêm a preguiça e os excessos alimentares. Se você malhou no verão passado, fez dieta e mudou seus hábitos alimentares para poder estar com tudo em cima e exibir seu corpinho, não ponha tudo a perder no inverno.O fato do corpo estar menos exposto durante essa estação, faz com que muitos deixem de lado a preocupação com os exercícios físicos e a alimentação. O resultado já conhecemos: os ponteiros da balança vão lá para cima. Algumas pesquisas já comprovam que há uma tendência de terminar o inverno com, em média, dois a cinco quilos a mais.

No inverno nosso organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura corporal. E na prática há muita gente que sente mais fome neste período. O aumento do gasto energético, porém, não é suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias. Acredita-se que no Brasil, onde o inverno é mais ameno, esse aumento não chegue a 10% do gasto diário calórico para manter o organismo funcionando. O que não serve de desculpa para aqueles que acabam exagerando e se entupindo de chocolates quentes, sopas cremosas ou foundes.

Nós, profissionais de Educação Física, estamos acostumados a ver o sumiço de boa parte dos alunos quando o frio começa a chegar. A maioria das pessoas tende a diminuir – às vezes até a suspender a freqüência semanal de exercícios. Basta os termômetros registrarem temperaturas mais baixas, para que muitos interrompam a ida à academia ou deixem de fazer suas caminhadas diárias.

No inverno, grande parte das pessoas se torna mais preguiçosa para a prática de esportes e acaba preferindo o cobertor, a lareira, um bom filme, e..... um belo saco de pipocas, fondue. Somando essas delicias àquela preguicinha que nos faz ficar debaixo das cobertas, você conhece o resultado: quando o inverno passar, terá de dobrar seus esforços para voltar à forma. Está armada a grande arapuca para o sofrimento que virá à tona no começo no verão. Quilos a mais e o corpo totalmente fora de forma. 

Um estudo com mais de 300 praticantes de atividades físicas no Brasil revela um dado decepcionante: cerca de 50% das pessoas que começam a praticar atividades físicas abandonam o hábito após um período de seis meses a um ano. Geralmente isso ocorre na época das estações mais frias como outono e inverno.

Resistir aos pratos típicos do inverno não é tarefa das mais fáceis.
Portanto, fica aqui um alerta: muito cuidado com edredom e a pipoca.

Cuide da alimentação, não exagere na gordura e nos doces, e – principalmente - não desista dos exercícios físicos.  

O inverno também pode ser um ótima temporada para a prática de esporte. Descubra uma atividade física que lhe agrade e pratique de forma saudável.

Antes de se sair  puxando ferro por aí, é preciso saber que o frio exige ainda mais preparo antes do treino. Aquecer é fundamental, já que os músculos estão mais contraídos que o normal. Se estar acostumado a fazer 8-10 minutos de exercício aeróbico antes do treino, aumentar mais 5-8 minutos  resolvem o problema e evitam lesões. 

Faça os alongamentos no final de toda sua série de treinamento.





ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.