20080730

* Aproveite a academia do condomínio

Academia do condomínio...


Com algumas precauções é possível praticar exercícios físicos no próprio prédio ou condomínio sem comprometer a saúde. E, com a vida agitada que todos vivemos, ter uma sala de ginástica no prédio é mais do que comodidade.

Como o número de pessoas adeptas aos exercícios físicos cresce significativamente e o fator custo pesa, a modalidade “caseira” das academias ganha cada vez mais espaço. Segundo a Associação Brasileira de Administração de Condomínios (Abic) em quase 100% dos lançamentos de novos condomínios residenciais já está incluída a sala de ginástica dentre os opcionais.

Mas em nome desta comodidade e da busca pelo corpo perfeito, em curto espaço de tempo, muitos moradores de prédios e condomínios que dispõem desse benefício acabam praticando exercícios físicos de forma errada, extrapolando limites e, pior, muitas vezes sem orientação profissional.

Os riscos são inúmeros e vão desde simples lesões musculares até patologias que comprometem a vida, como as cardíacas, por exemplo.

Os riscos mais comuns são as lesões musculares como as distensões, estiramentos, entorses e as dores musculares (mialgias). Principalmente as mialgias e as tendinites (inflamação nos tendões) podem se tornar crônicas fazendo com que a pessoa perca qualidade de vida por causa da dor. E não é isso que você quer!!!

Fique atento com todos os aparelhos encontrados neste espaço, alguns apresentam riscos quando mal utilizados. No caso dos ergométricos como bicicletas e esteiras, a maior preocupação é com a freqüência cardíaca e o condicionamento físico, já que os batimentos cardíacos tendem a aumentar durante a prática de exercícios. Já os aparelhos de peso podem causar problemas de coluna, contusões por trauma direto, estiramentos e até rupturas musculares. Também fique atento com a posição dos aparelhos, halteres, barras, steps... Um bom local deve ter espaço suficiente para a locomoção sem que você se esbarre nas máquinas ou tropece em algum halter pelo chão.

ATENÇÃO COM AS CRIANÇAS e ADOLESCENTES
Outro perigo que a prática caseira esconde é em relação às crianças e adolescentes que tendem a imitar os colegas mais velhos ou os adultos.
A falta de orientação e acompanhamento de um profissional especializado pode levar as crianças e adolescentes a realizar exercícios e usar pesos para as quais não estão preparadas. Daí decorre os acidentes que podem ser muito sérios ou problemas de sobrecarga de difícil tratamento.

A contratação de professores é fundamental. Uma saída são empresas ou profissionais que prestam assessoria.

Caso seu condomínio não consiga viabilizar um professor por "24H", proteja-se contratando um PERSONAL TRAINER, devidamente habilitado. É sempre melhor prevenir!

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.