20080714

* Emagreça e continue magro


A maior pesquisa já feita sobre manutenção de peso revela como manter a forma depois do regime

Quem vive de dieta sabe que emagrecer é relativamente fácil. Para a maioria das pessoas, é suficiente reduzir ao mínimo a ingestão de calorias e se empenhar na ginástica. O difícil é manter o corpinho enxuto depois que o regime acaba.

Estudos médicos comprovaram que 95% das pessoas que emagrecem por força de dieta alimentar recuperam com certa rapidez os quilos perdidos. Qual o segredo da minoria vitoriosa que continua magra por um longo período de tempo após o término da dieta? Em busca de uma resposta para essa questão crucial da vida moderna, a revista americana Consumer Reports patrocinou a maior pesquisa já realizada sobre manutenção de peso. Foram ouvidas 32.213 pessoas que haviam feito dieta de emagrecimento. Apenas 8.000 mantiveram a boa forma por no mínimo um ano após o regime. Desse total, metade não voltou a engordar por mais de cinco anos. A conclusão que se tirou do estudo desse grupo seleto de novos-magros é que se manter magro é mais fácil do que parece.

Onde está a chave do sucesso? Veja o que descobriram:

  • Aqueles que permaneceram em forma não se sujeitaram a dietas radicais nem a programas dispendiosos.
  • 85% evitaram sopas e suplementos alimentares para substituir as refeições.
  • Reduzir porções, comer mais frutas e verduras e suprimir doces e fast food foi a receita seguida à risca por mais da metade daqueles que permaneceram em forma por mais tempo.
  • Abandonar o sedentarismo é uma fórmula imbatível de driblar os efeitos nocivos do excesso de comida. Para 81% das pessoas que conservaram o peso, fazer exercícios foi fundamental.

Com esses dados nas mãos, os pesquisadores puderam enfileirar algumas regras básicas para continuar no peso ideal.

1: jamais passar fome.

2: comer bem, só que de forma balanceada.

3: transformar a atividade física em hábito.

O que está evidente é que o erro primordial das dietas de baixas calorias é deixar a pessoa mal alimentada por período prolongado. Raras pessoas são capazes de passar fome de forma voluntária por mais de algumas semanas – fatalmente chega o momento em que a maioria joga tudo para o alto e ataca uma caixa de bombons.

"Se para perder peso for necessário fechar a boca, os resultados nunca serão duradouros. O próprio corpo se encarrega de impedir o emagrecimento e armazenar energia", diz o endocrinologista Marcio Mancini, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. "Quem é bem-sucedido na dieta põe em primeiro plano a qualidade dos alimentos."

A pesquisa americana mostra que os bem-sucedidos adotaram estratégias para perder peso sem passar fome. A primeira delas diz respeito ao consumo de carboidratos, grupo alimentar presente nos doces, nos pães, nos biscoitos, nas massas, nos grãos e também em diversas frutas e verduras. Mais da metade das pessoas que mantiveram o peso por mais de cinco anos jamais parou de comer carboidratos. Mas soube escolher o tipo. Os que engordam são os chamados carboidratos ruins, que liberam muito açúcar no sangue. Nesse grupo estão os alimentos feitos de açúcar e farinha refinada, como o pão francês e a maioria dos biscoitos. Entre os carboidratos bons, auxiliares no emagrecimento, estão alimentos com fibras, como legumes, verduras e grãos integrais.

Todos os carboidratos se transformam em açúcar logo após digeridos – a diferença é que a quantidade produzida pelos "ruins" é maior. Para transformar esse açúcar em energia, o corpo libera insulina, hormônio cuja função principal é armazenar energia. Quanto maior a quantidade de açúcar, maior a de insulina. Em excesso, esse hormônio não só estoca muita gordura como contribui para dificultar o emagrecimento.

Uma das conclusões a que chegou é que, ao contrário do que recomendam as dietas tradicionais, não é bom privar-se de proteínas nem de gorduras. As proteínas, por exemplo, são imprescindíveis para regular a digestão do carboidrato. "Se você comer macarrão acompanhado de carne, engordará menos do que se comer só a massa, mesmo que o prato tenha as mesmas calorias", diz a nutricionista paulista Mônica Beyruti. "Isso porque as proteínas contidas na carne ajudam a reduzir a liberação do açúcar." Para emagrecer de forma mais saudável, é melhor dar preferência às proteínas "magras", que se encontram nas carnes brancas (peixes e aves), na clara do ovo e na soja. No caso das gorduras, as vilãs nas dietas tradicionais, descobriu-se que ajudam a pessoa a permanecer magra por mais tempo, principalmente porque promovem a sensação de saciedade. Não se trata de comer à vontade qualquer gordura, mas apenas aquele tipo que os médicos chamam de "saudável", que se encontra nas castanhas, nos peixes e no azeite de oliva.

PROCURE UM NUTRICIONISTA
E SAIBA COMO MANTER UMA DIETA SAUDAVEL


ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.