20081220

* Dê a volta por cima e melhore a auto-estima

O que é auto-estima?
É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si.

Frustrações pessoais e mesmo as profissionais podem abalar a estabilidade de qualquer um.

MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO DO PLANETA TEM PROBLEMAS COM A AUTO-ESTIMA, FATOR DETERMINANTE DA IMUNOLOGIA ORGÂNICA.

Para começar, que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu fraca diante das dificuldades. Viver é isso: um contínuo jogo no qual prevalece ora a frustração, ora a satisfação. Somos expostos à frustração a partir do dia em que nascemos. Ela faz parte do nosso desenvolvimento e nos acompanha no decorrer da vida adulta.

Se os obstáculos são inevitáveis, o que interessa é desenvolver a capacidade de reagir. Segundo os especialistas, “todo indivíduo tem em potencial – e em diferentes níveis – a capacidade psicológica de aceitar que o seu desejo não será satisfeito e de dar uma resolução interna ao conflito.”

Passados os sentimentos iniciais de raiva e impotência, o esperado é que se dê a volta por cima. Isso pode demorar mais ou menos, conforme as variáveis de temperamento e o repertório pessoal.

O indivíduo extremamente protegido da experiência das frustrações durante a infância tem mais dificuldade em superar problemas e permanece imaturo. Quem viveu o oposto consegue enfrentar melhor as adversidades.

Atitudes para evitar o processo:
- Adotar postura de vítima, achando que o fracasso é algo que só acontece com você. - Deixar que os pensamentos de desvalorização a dominem.
- Ter atitude de isolamento.
- Manter o foco apenas na fonte do problema, sem olhar as alternativas em volta. - Deixar que a decepção em determinada área contamine as demais.

Atitudes positivas para adotar:
- Enxergar as suas capacidades e conseguir entender os seus limites.
- Perceber que, após uma derrota, haverá novas oportunidades.
- Aceitar que a vivência da frustração é inerente à vida.
- Lembrar que tudo é passageiro.
- Poder compartilhar a experiência difícil com alguém de confiança.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.