20090118

* Musculação, faça corretamente.


A musculação é oferecida, na maioria das academias, com um dos planos básicos. Ou seja, você pode fazer somente a musculação, como também, musculação juntamente com aulas de ginástica, musculação e natação, musculação e ioga, musculação e qualquer outra atividade física.Isto é prova que a atividade é benéfica para qualquer tipo de objetivo, seja para definir e tornear os músculos, seja para ganhar tônus muscular, ou ainda, para ajudar no emagrecimento (uma dieta ideal é a principal aliada dos exercícios.

Porém, como todos os tipos de exercícios, a musculação exige alguns cuidados básicos para não causar danos ao corpo.

Veja alguns deles e certifique-se de estar fazendo musculação de maneira correta:
  • Faça um pequeno aquecimento (correndo ou caminhando) por pelo menos 10 minutos.

  • No início do exercício, coloque um peso mais leve e aumente o número de repetições, a fim de aquecer a musculatura a ser exercitada.
  • Tente fazer movimentos suaves, iguais e repetidos, sem impactos grandes e em determinado ritmo.

  • Aumente o peso do exercício apenas se você conseguir fazer mais repetições do que o seu professor indicou.

  • Não exagere na carga dos aparelhos, pois poderão surgir problemas de postura e dores musculares. Além disso, com mais peso do que você pode suportar, o exercício não vai ser bem feito e, assim, não terá o efeito que você espera.

  • Atente para o intervalo recomendado pelo seu professor durante as séries de exercícios.
  • Beba água quando puder.
  • Respeite a ordem dos exercícios, de acordo com os grupos musculares a serem exercitados.

  • Alongue após o treino, a fim de evitar dores e lesões musculares posteriores.

Leia também:

http://lucianamagalhaespersonaltrainer.blogspot.com/2008/06/aprenda-o-que-comer-antes-e-depois-do.html

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.