20090502

* Leite de soja ou de vaca?


O consumo humano do leite de origem animal começou há 11.000 anos com a domesticação do gado durante o chamado "ótimo climático". Este processo se deu em especial no Oriente Médio, impulsionando a Revolução Neolítica.

A principal função do leite é nutrir (alimentar) os filhotes até que sejam capazes de digerir outros alimentos. Além disso, cumpre as funções de proteger o trato gastrointestinal das crias contra antígenos, toxinas e inflamações e contribui para a saúde metabólica, regulando os processos de obtenção de energia (em especial, o metabolismo da glicose e da insulina).

O leite de soja é para muitas pessoas, por exemplo, intolerantes à lactose ou vegetarianos, a melhor opção ao leite de vaca. O consumo do leite de soja tem sido incentivado para doenças relacionadas a deficiências vitamínicas e má nutrição.

Veja a diferença entre eles:

Calorias
Embora estejam quase empatados, o leite de vaca é ligeiramente mais calórico do que o extrato leitoso da leguminosa — popularmente conhecido como leite-de-soja.
Leite-de-soja ............52 cal
Leite de vaca ............56 cal

Proteína
Indispensável na construção dos músculos, esse nutriente é encontrado em maior quantidade no leite-de-soja.
Leite-de-soja ........... 4,48 g
Leite de vaca ........... 3,95 g

Gordura
Nós precisamos dela para produzir hormônios. Os dois tipos de leite apresentam quantidades semelhantes, mas o de vaca ganha a disputa, com uma quantidade discretamente maior.
Leite de vaca ...................1,98 g
Leite-de-soja ...................1,92 g

Cálcio
Para fortalecer o esqueleto, aposte no leite de vaca — campeão disparado quando o assunto é o mineral.
Leite de vaca .................143 mg
Leite-de-soja ................... 38 mg

Magnésio
Ele é importante para a fixação do cálcio nos ossos. Sem contar que contribui para o bom funcionamento do coração e do sistema imunológico. Nesse quesito, é o leite-de-soja que sai na frente.
Leite-de-soja ................... 25 mg
Leite de vaca ................... 15 mg

Fósforo
O mineral ajuda o corpo a gerar energia e colabora com o sistema nervoso, além de ser parceiro do cálcio para fortalecer o esqueleto. O leite de vaca tem mais do que o dobro do mineral.
Leite de vaca ................ 112 mg
Leite-de-soja .................. 55 mg

Potássio
O produto da vaca contém mais do nutriente, importantíssimo para as contrações musculares.
Leite de vaca .................182 mg
Leite-de-soja .................124 mg

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.