20090603

* Gripe ou Resfriado?


Aprenda a distinguir uma da outrapara acelerar a recuperação

Diferenciar a gripe de um resfriado é importante para combatê-la rapidamente. Início súbito pode ser sinal de gripe. Resfriados chegam devagar. Febre combinada a pelo menos mais dois sintomas – como mal-estar geral, dores musculares ou tosse – também indica gripe. Resfriados provocam irritação nas vias aéreas, leve dor de cabeça e garganta arranhando, explica João Toniolo Neto, diretor do Grupo de Estudos da Gripe da Universidade Federal de São Paulo.

É gripe? Os medicamentos mais poderosos são os antivirais. Mas sua eficiência cai muito se forem usados mais de 24 horas depois dos primeiros sintomas. Na maioria dos casos o tratamento consiste em muita hidratação – o benefício dos famosos chazinhos –, repouso imediato, analgésicos (como o paracetamol) e antitérmicos (dipirona). O efeito positivo da vitamina C não está cientificamente estabelecido. Como a causa da gripe é um vírus, ingerir gelados não agrava o quadro.

Na prevenção, as vacinas ajudam em 80% dos casos, pois o vírus tem vários subtipos, diz João Mendonça, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. São indicadas a maiores de 60 anos porque a partir dessa idade as complicações da gripe são mais sérias.

Em 1970, o químico americano Linus Pauling, ganhador de dois prêmios Nobel, causou uma pequena revolução ao lançar o livro Vitamina C e o Resfriado. Nele, pregava que 1 grama diário de vitamina C era o suficiente para reduzir em 45% a incidência de resfriados. A promessa de aplacar uma das doenças mais comuns, associada ao cacife de um cientista com a reputação de Pauling, fez da vitamina C a campeã de vendas dos suplementos nutricionais. Passadas quase quatro décadas, médicos e nutricionistas agora questionam o método Pauling de prevenção a gripes e resfriados. No maior estudo de revisão sobre o papel da vitamina C em relação a esses males, pesquisadores europeus concluíram que a receita é absolutamente ineficaz – exceto para atletas de alta performance, como maratonistas ou triatletas.
Nesse grupo, os que tomavam a vitamina regularmente ficavam doentes com uma freqüência 50% menor. Para o resto das pessoas, no entanto, os efeitos preventivos da vitamina C eram os mesmos de um placebo – ou seja, não tinham serventia nenhuma. Ela se mostrou útil apenas para aliviar os sintomas de gripes e resfriados e para diminuir o mal-estar (o que não deixa de ser bom, convenhamos).

Os especialistas que chegaram a essa conclusão foram convocados pela The Cochrane Collaboration, uma instituição internacional independente, baseada na Inglaterra, que se dedica à análise crítica de teses e pesquisas científicas já divulgadas. Foram compilados dados de trinta estudos realizados entre 1990 e 2006, que somavam 11.350 participantes. Todos os adeptos da vitamina ingeriam doses diárias de, no mínimo, 200 miligramas. Ainda não há explicação para o fato de a suplementação só funcionar como preventivo de gripes e resfriados em atletas. O que se sabe é que, depois de exercícios muito árduos, o organismo precisa recompor tecidos danificados ou extenuados pela atividade intensa – funções para as quais a presença de vitamina C, cujos níveis sofrem um grande rebaixamento durante o esforço físico, é imprescindível. Nesse processo de recomposição, o corpo adquiriria mais resistência aos vírus.

"Falta ainda determinar a quantidade de vitamina necessária para obter essa proteção", diz um dos autores do trabalho, o médico Harri Hemila, da Universidade de Helsinque, na Finlândia. Estabelecer a dose mínima para obter os efeitos positivos da vitamina C é essencial para conter excessos.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.