20090912

* A saúde da voz


A voz é o som básico produzido pela laringe, por meio da vibração das cordas (tecnicamente chamada de pregas) vocais. A voz expressa as condições individuais (físicas ou emocionais) e, se o indivíduo não estiver em condições saudáveis, a voz deixará transparecer algum problema, ocasionando qualidade vocal disfônica, que pode vir a comprometer a fala e a comunicação.

Disfonia ocupacional é um transtorno da voz decorrente da ocupação profissional, provocado ou agravado pelo uso desta no ambiente de trabalho ou por exposição a agentes nocivos como produtos químicos, resíduos industriais, dentre outros poluentes. Os sintomas mais comuns são cansaço para falar ao final do dia, rouquidão ao acordar, quebras ou falhas no som da voz, rouquidão, pigarro em excesso, voz fraca, dor ou desconforto laríngeo ao falar. Muitas são as classes atingidas por problemas vocais decorrentes do trabalho. Lembramos sempre dos professores, advogados, telefonistas, vendedores, operadores de telemarketing, mas com certeza devemos incluir todo e qualquer indivíduo que faça uso da sua comunicação vocal como instrumento de trabalho.

No Brasil a maioria dos problemas vocais ocasionados pelo uso ocupacional não recebe a devida valorização por parte dos empregadores e da legislação trabalhista. Poucas são as empresas e instituições que investem em medidas a fim de garantir a saúde vocal dos trabalhadores. Entretanto, todos os profissionais que necessitam preservar a integridade da sua comunicação devem avaliar e acompanhar periodicamente sua saúde vocal com um médico otorrinolaringologista. O fonoaudiólogo, especialista em voz, poderá não somente contribuir em situações onde já tenhamos uma alteração vocal instalada, como também prevenir futuras complicações vocais decorrentes da ocupação profissional.

Se você usa sua voz como ferramenta de trabalho, faça o teste:
Aponte quantas afirmações abaixo você responderia positivamente.
  • Fico com a voz rouca e cansada ao final do dia.
  • Quando vou falar não sei como minha voz sairá.
  • Preciso respirar muitas vezes enquanto falo, pois o ar acaba rápido.
  • Sinto muito pigarro e necessidade de tossir e pigarrear constantemente.
  • Preciso repetir o que falo para ser compreendido.
  • As pessoas pedem para que eu explique novamente o que acabei de falar.
  • Preciso gritar para conquistar o espaço de fala em determinados grupos.
  • Não gosto da minha voz e/ou do meu modo de falar.
  • Acredito que sofro prejuízo profissional por causa da minha voz e/ou fala.

Se você respondeu sim para alguma destas afirmações, não deixe de consultar um especialista que lhe ajudará a avaliar sua insatisfação.

O QUE É BOM PARA A SUA SAÚDE VOCAL

  • Beber 7 a 8 copos de água por dia
  • Procurar atendimento especializado se usar a voz na profissão
  • Pastilhas, sprays ou medicamentos, só indicados por Médicos
  • Evitar automedicação e soluções caseiras (gengibre, romã, etc.)
  • Repouso da voz, após cada "apresentação" pública
  • Usar roupas leves e evitar refrigerantes, gorduras e condimentos
  • Realizar exercícios regulares de relaxamento, avaliações auditivas e fonoaudiológicas periódicas
  • Manter a melhor postura da cabeça e do corpo durante a aula, a fala ou o canto.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.