20091005

* Drenagem Linfática


Basta a temperatura subir para lembrarmos que quase inevitavelmente nossa barriguinha ficará a mostra em algum momento próximo. Para quem lá listou as providências em prol de um corpo sadio (não apenas no verão, claro). Segue alguns esclarecimentos sobre sua circunferência abdominal.


Abdominais

Em primeiro lugar, exercícios abdominais não fazem o excesso de gordura sumir. Os movimentos são para tonificar os músculos abdominais e não para emagrecer a região. Por isso, opte pelos exercícios aeróbicos (como corrida, natação, ciclismo, spinning, ginástica aeróbica) que queimam as gordurinhas e invista em musculação para deixá-la durinha.

Alimentação

Paralelamente, faça da alimentação sua fiel escudeira. As fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular. Dessa maneira, evita-se que a barriga fique dilatada e até mesmo dolorida.

Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica. Para combater o inchaço consuma chás e suco de limão, frutas como melancia e morango e vegetais a exemplo da abóbora, agrião, beterraba, cenoura, folhas de beterraba, repolho e salsinha.

Drenagem Linfática

E se você pode investir mais, faça drenagem linfática. É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Por esse processo são eliminados o excesso de líquido e as toxinas. A drenagem linfática pode ser feita de forma manual, mecânica ou por meio de uma modalidade mais recente, a eletroestimulação. Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa.

E o que é a linfa?

É o líquido que está contido nos vasos que compõem o sistema linfático. Semelhante ao plasma sanguíneo, ela é incolor e viscosa, composta por água, substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas resultantes do trabalho do metabolismo.

Por que mexer na linfa é tão importante?

A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna. Ela também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Como a linfa se desloca sempre numa mesma direção, ela depende de forças externas, tais como a gravidade, as manobras de massagem, além das forças internas (como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios) para funcionar como um relógio. Com a massagem favorecemos o seu funcionamento.

Muita gente diz que a drenagem é dolorida. Tem que doer para funcionar?

Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão — já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. A idéia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar. O que acontece é que os locais com inflamação ou cicatrizes recentes podem estar mais sensíveis.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.