20091022

* Obesidade infantil




Controlar lanche da escola e estipular horários para comer doces são atitudes que ajudam




A obesidade infantil é um dos problemas mais crescentes em todo o mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 17,6 milhões de crianças com idade inferior a cinco anos apresentam a condição em todo o mundo. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) indica que 15% das crianças são obesas.

O quadro é tão grave que é tratado como uma epidemia.

Existem três períodos nos quais o surgimento da obesidade infantil é mais crítico: nos 12 primeiros meses de vida, na fase pré-escolar e na puberdade. Ao engordar nesses momentos, as crianças terão mais dificuldade no controle de peso corporal na idade adulta.

Entre as principais conseqüências do excesso de gordura no corpo estão a mudança na pressão arterial, aumento dos níveis de lipídios no sangue e das chances de desenvolver diabete tipo 2.

Por conta disso é fundamental controlar a ingestão de alimentos inadequados durante a fase em que a criança aprende e desenvolve seus hábitos alimentares. Para um controle eficaz do peso, é necessário um plano alimentar balanceado e a prática constante de atividade física.


Atitudes dos pais

Algumas dicas...
Na hora das refeições, dê preferência aos produtos frescos e variados, bem como aos alimentos grelhados e assados. Compre somente o necessário no supermercado e evite guloseimas, pois quando elas estão no armário são mais fáceis de serem consumidas. Imponha datas e horários para comer doces, assim a criança terá disciplina na ingestão de alimentos mais calóricos.


Também é muito importante prestar atenção ao sedentarismo. Crianças precisam gastar energia e brincadeiras são ótimas soluções para isso. Estipule horários rígidos para a televisão e computador, que favorecem a falta de atividade física.


Outro ponto muito importante é controlar o que a criança come quando está na escola. Prefira sempre o lanche preparado em casa. Inclua frutas, sucos ou iogurtes diariamente na lancheira. Refrigerantes, doces ou chocolates devem ser permitidos apenas uma vez por semana. Evite salgadinhos e bolachas, sanduíches com pães integrais e verduras são muito mais saudáveis.


Caso não seja possível preparar a refeição dos pequenos em casa, é importante que os pais visitem a cantina para conhecer os lanches oferecidos e orientem seus filhos. Controle o dinheiro do lanche e, caso a criança já esteja acima do peso, converse com os responsáveis do local e proíba a compra de alguns itens.

Obesidade infantil é combatida com disciplina dos pais

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.