20100110

* Exercício é vital para sua saúde



Não podemos evitar, todos envelheceremos. Enquanto as gerações passadas aceitavam mais facilmente o progressivo declínio físico e mental, alguns estudos revelam que os adultos da geração actual, com idades compreendidas entre os 37 e 55 anos, resistirão à etiqueta “sénior” e continuarão a considerar muito importante manterem-se ativos e jovens.


Contudo, se as estatísticas têm alguma veracidade, quando essa geração entrar na faixa dos 50 anos, a sociedade estará com problemas. A pesar de todos saberem da importância de praticar alguma atividade física, muitos ainda não fazem qualquer tipo exercício físico.

Não importando qual seja a sua idade, o exercício é vital para reduzir os efeitos do stress sobre o corpo e a mente, melhorar os sintomas de sono irregular, restaurar a boa forma a corpos tensos e inflexíveis, e evitar muitas doenças crónicas que são associadas ao envelhecimento.

Estado Emocional Elevado

O exercício não é só um fator chave da boa forma física, mas é, também, importante para revitalizar o equilíbrio neuroquímico do organismo que afeta o nosso estado emocional. O exercício regular reduz os sintomas da depressão moderada e aumenta a boa forma psicológica. O exercício até pode produzir mudanças em certos níveis químicos no organismo, que podem afetar o estado psicológico.



As endorfinas são hormonios no cérebro que são associadas com um sentimento positivo e de felicidade. Um baixo nível de endorfinas está associado a depressões. Durante o exercício, os níveis de plasma desta substância aumentam e podem ajudar a aliviar os sintomas de depressão. Um inquérito recente levado a efeito pela National Health and Nutrition concluiu que as pessoas ativas fisicamente tinham muito menos probabilidades de sofrer de depressões uma década depois, do que as que eram inativas.



O que é interessante é que pode não existir um elo definido entre a intensidade do exercício e a disposição de ânimo. Na verdade, novas evidências mostram que até mesmo aqueles que fazem exercício regular mas que não se encontram na melhor forma e que fazem exercícios leves ou moderados recebem a mesma redução de stress a longo prazo do que aqueles que praticam com intensidade elevadas. Isto é uma boa notícia para aqueles que não são corredores de maratonas ou aqueles que nãoconseguem frequentar uma academia todos os dias!

Aumento do Sistema Imunitário

O exercício regular parece ter a vantagem de dar um empurrão ao sistema imunitário, ajudando, assim, a reduzir o número de constipações e gripes. Uma razão para isso pode ser o aumento de atividade dos linfócitos, chamados células assassinas, devido ao exercício regular e também um aumento na imunoglobina encontrada no sangue. Foram registados aumento de entre 50 a 300 por cento.



Contudo, tenha cuidado com os exercícios, quando os exercícios se tornam stressantes ou excessivos, o organismo produz quantidades elevadas de cortisol (hormona do stress), que pode inibir a capacidade de certas células imunitárias de trabalharem adequadamente.

Vamos Começar

A realidade nos diz que não podemos voltar atrás no tempo. Contudo, homens e mulheres de todas as idades podem dar uma nova forma àquilo que significa ter prazer numa vida ativa e enérgica.

Começar um programa de exercícios é bem simples. Enquanto as recomendações de nutrição saudável podem ser um tanto complicadas, mexer-se mais não o é! Ao começar um programa de exercícios é necessário que inclua os seguintes tipos de exercício no seu plano semanal:



• Exercícios de alongamento. Estes incluem mexer uma articulação até ao ponto que for possível (sem dor).

• Endurance ou exercícios de condicionamento. Quando aumenta o limiar da sua endurance com formas de exercício cardiovascular tais como caminhada, ciclismo ou natação, não está apenas a fortalecer os seus músculos – está a condicionar o seu corpo e a desenvolver a sua coordenação e resistencia.

• Exercícios de fortalecimento. Estes exercícios ajudam a desenvolver músculos fortes. Pode utilizar máquinas de resistência ou pesos livres.

Ao chegar à meia-idade, a força muscular começa, naturalmente, a decrescer. As boas notícias são que a resistência ou o treino com pesos pode adiar este declínio muscular e ajudar a fortalecer.

Escolha um exercício que mais combine com você e com sua rotina. Saia do sedentarismo! Faça alguma coisa! Mexa-se!

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.