Ter um corpo musculoso é um desejo comum entre muitos jovens. Porém, muitas vezes a distância entre o corpo ideal e o real é tão grande que o sonho até parece impossível.
Antes de iniciar um programa para aumentar a massa muscular, é preciso passar por um treinamento de adaptação, que leva de cinco a dez semanas. E o acompanhamento precisa ser rigoroso, para que a carga elevada de exercícios não cause lesões.
Algumas pessoas conseguem resultados mais rápidos, outras demoram mais. Entram nessa conta a frequência, a intensidade e o tipo de atividade física praticado, além da alimentação, dos hormônios e da genética de cada indivíduo. Mas o importante é não desistir: cedo ou tarde os resultados aparecem.
As primeiras mudanças já podem ser percebidas dentro de quatro meses, mas atingir o objetivo necessário demanda mais dedicação. O tempo varia muito de pessoa para pessoa, devido a fatores genéticos, mas se o aluno dedicar uma hora por dia de quatro a cinco vezes por semana, em um ano já se nota uma grande diferença em relação ao início do treinamento de musculação.
O segredo é não deixar o treino cair em rotina, pois com o tempo o corpo se acostuma com o exercício e o nível de estresse, e deixa de estimular o ganho de massa muscular.
Por isso é preciso variar as séries de exercícios e o tempo de repetição, além de ir aumentando gradativamente o peso. Tem hora que o treino fica maçante, e a tendência é a gente perder a paciência por não ver os resultados aparecerem rápido. Mas tem que ir até o fim se quiser alcançar seu objetivo.
Assim como os exercícios, a alimentação é muito importante para atingir os resultados desejados e desenvolver a musculatura. Ela deve suprir todo o gasto de energia ocasionado pelos exercícios, além da demanda normal do corpo para realizar as atividades do dia a dia.
Para elaborar o cardápio adequado, é importante consultar um nutricionista,onde será calculado o metabolismo basal e todos os gastos energéticos (atividades de rotina, trabalho, descanso e de atividade física) de cada indivíduo a fim de conhecer suas necessidades calórico-nutricionais.
Uma boa dieta para quem deseja ganhar massa muscular é fracionar as refeições e se alimentar seis vezes por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. E, é claro, manter o corpo hidratado é indispensável. Dessa forma, o corpo fica sempre nutrido e com energia, e os músculos podem crescer adequadamente.
Bons treinos!!!