
O aquecimento tem a função de harmonizar entre si, de maneira ótima , todos os sistemas funcionais que contribuem para determinar a capacidade de performance do esportista.
Fisiologicamente, ele permite ao corpo ajustar-se ao começo da atividade e preparar-se para poder fazer face à demanda física que será necessária. O aquecimento deve ser gradual. Pois, prepara os grupos musculares envolvidos para serem alongados ou fortalecidos por um aumento da temperatura e circulação nos músculos sem causar fadiga ou reduzir os estoques de energia. Fazendo com que os músculos fiquem mais flexíveis, reduzindo as chances de lesões.
Existem 2 tipos de aquecimento: o Geral e o Específico.
No aquecimento Geral, as possiblidades funcionais do organismo em seu conjunto devem ser levadas a um nível superior, isto é, obtido através de exercícios que servem para aquecer os grandes grupos musculares (por exemplo: aquecer o corpo caminhando na esteira antes de fazer o exercícios da musculação).
No aquecimento Específico, o aquecimento efetua-se especificamente, conforme a modalidade, isto quer dizer que aí são executados movimentos que servem para aquecer os músculos em relação direta com o exercício que srá realizado. (por exemplo: caminhar por 5 minutos com a velocidade reduzida e depois realmente colocar a velociade do seu treino).
Efeito sobre as funções cardiovasculares:
* Aumentar a frequência cardíaca ;
* Elevar a pressão sanguínea;
* Aumentar a quantidade de sangue em circulação;
Efeito no sistema respiratório:
A frequência e a profundidade da respiração aumentam em função da intensidade e do volume da carga corporal, a fim de suprir o aumento da nescessidade de oxigênio da musculatura em ação e simultaneamente eliminar o dióxido de carbono resultante.
Efeito na musculatura:
Com o aumento da irrigação no aquecimento e o calor produzido pelo trabalho muscular elevam a temperatura de todo o organismo e do próprio músculo. Após 15-20 min de trote a temperatura pode subir para 38,5 graus favorecendo o deslizamento das fibras musculares e facilitando a movimentação de tendões e ligamentos. Daí a diminuição do risco de distensões e de contusões nos movimentos esportivos que sobrecarregam ao máximo o aparelho motor ativo e passivo.
O aquecimento não só provoca uma melhora na disposição física, como também da disposição psíquica à performance. Pode também melhorar a atenção principalmente na percepção ótica, assim como uma ativação das estruturas centrais, sobretudo da formação reticular, melhorando consequentemente a coordenação e precisão das ações motoras.
ANTES DE COMEÇAR SEUS EXERCÍCIOS