A corrida está se tornando uma das atividades mais praticadas por todo mundo, principalmente por sua facilidade de acesso e os benefícios que a atividade proporciona. Ajudam no processo de emagrecimento ou manutenção do peso, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, libera o estresse acumulado, prevenção de muitas doenças, fortalece os ossos, músculos, tendões e ligamentos, melhora o seu estado de ânimo e muitos outros
Uma boa postura, tanto estática quanto dinâmica, é fundamental para o funcionamento adequado do corpo, e importante para melhor economia de energia durante as provas e treinos. O corredor passa a ser mais resistente, melhor coordenado, ágil e bem equilibrado. Quem possui postura correta alcança seu pico de capacidade individual mais facilmente, previne lesões e atinge maior longevidade esportiva. Já postura inadequada, por outro lado, leva até indivíduos bem treinados à fadiga precoce e gera pontos de tensão pelo corpo que, com o tempo, podem levar a lesões e encurtamentos musculares.
Quando nos submetemos à corrida com má postura, o corpo tende a ficar ajustando sua posição a todo momento, com o objetivo de conter as forças da gravidade, uma vez que a linha gravitacional passa verticalmente a coluna vertebral. Vários estudos têm sido realizados com o intuito de descobrir qual seria a postura ideal na hora da corrida. Mas é importante deixar claro que cada atleta tem a própria individualidade de movimentos e de biomecânica. Não tente ‘’mecanizar’’ sua forma de correr.
Os atletas profissionais preocupam-se com a postura do início ao fim do treino, não importa o nível de cansaço a que estejam submetidos.
Mesmo você não sendo um atleta de elite, uma boa postura é segredo para correr bem e com segurança. Isso porque, além de provocar ou agravar lesões, o encaixe desorganizado dos músculos e do esqueleto consome mais energia do seu corpo.
Normalmente, a postura incorreta durante a corrida tem causas anteriores à pratica esportiva. A atividade física, nesse caso, pode até piorar alguns problemas se não houver orientação adequada para correção. Quem sente algum tipo de dor, precisa consultar um ortopedista ou um fisioterapeuta antes de começar a correr ou aumentar a intensidade e distância do treino.
Para desenvolver uma boa corrida e evitar o surgimento de lesões, manter uma boa postura durante o exercício é fundamental. Para isso, é importante que o corredor dê atenção aos treinos educativos e de fortalecimento da musculatura. Logo você verá alguns educativos postados aqui. Enquanto isso a musculação pode ser uma aliada do atleta. Para o melhor aproveitamento da força muscular na corrida, os treinos “funcionais” dão ótimos resultados, pois além de gerarem força, melhoram a coordenação e consciência corporal. Para manter uma postura alinhada na corrida, uma dica importante é que o corredor tenha a região do core (centro do corpo, compreende a região lombar, glútea e abdominal) fortalecida. Mas lembre-se, correr envolve o corpo todo, então não deixe de fazer fortalecimento das outras regiões.
A corrida deve ser realizada da forma mais natural possível, pois é um gesto biomecânico inerente ao ser humano. Também é importante saber se o atleta ouve muito alto o som de suas passadas. Isso é resultado da força exagerada, que aumenta o impacto e o risco de lesão..
Bons Treinos