20090522

* Dor Muscular


Quem já não sentiu dor depois de fazer exercícios, principalmente quando se inicia uma atividade física? A dor é inevitável tanto para iniciantes como para quem já esta acostumado a praticar exercício, mas o importante é saber até que ponto ela é considerada normal ou se está se tornando maléfica.


Através do treinamento físico estamos sujeitos a sentir dores musculares. Elas podem ocorrer durante e após o exercício físico.


Se você é iniciante, se está sem praticar exercícios há muito tempo, qualquer atividade irá causar dores musculares no dia seguinte podendo se prolongar até mais dois dias. Isto porque o organismo precisa de um tempo para se adaptar a novos esforços. Conhecida como "Dor tardia" é uma dor muscular, acompanhado de rigidez articular. Essa dor ocorre devido a adaptação do organismo a uma demanda do exercício, o qual pode ocorrer após realizar um exercício muito forte, acima do limite tolerável do corpo. Ela começa aparecer oito horas após o exercício, aumentando sua intensidade nas primeiras 24 horas e alcança o máximo de intensidade em até 72 horas. Após esse período, há um declínio progressivo na dor, de modo que, cinco a sete dias após a carga de exercício, ela desaparece completamente.


Mas sempre que você fizer exercícios físicos ou atividades físicas diferentes ou aumentar a intensidade dos exercícios que já está fazendo ou ainda ficar um tempo sem fazer os exercícios e voltar aos mesmos proporcionando novos estímulos ao corpo, esta dor aparecerá.


Se você treinou e sentiu dor no dia seguinte, procure treinar outros grupos musculares ou fazer atividades com menor intensidade para não piorar a situação. Conhecer exatamente o seu nível de condicionamento facilitará sua recuperação, trabalhando de forma adequada com a intensidade certa que possa lhe proporcionar melhora no rendimento sem causar lesões, respeitando o seu limite.


Durante o exercício físico também pode ser sentida uma dor, tipo "queimação", que ocorre por realizar exercício de alta intensidade para corpo , mas isso é normal e passageiro. Ela está relacionada ao acúmulo de ácido lático (substância liberada quando fazemos força), sendo que, quem treina musculação por exemplo, já está acostumado com essa sensação. As pessoas sedentárias, quando precisam fazer um esforço grande também têm essa sensação.



Dicas para preveni-la:


*Realizando um bom aquecimento ao início da atividade física;

*Realizando desaquecimento após o exercício físico;

*Alongando a musculatura antes e após o exercício;

*Realize mudanças de peso progressivos na musculação e/ou evite mudanças bruscas no treinamento.

*Se estiver com muita dor não treine. Descanse!


ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.