20090525

* Dia mundial do desafio

Nesta quarta-feira (27), Vitória estará participando pela oitava vez do Dia do Desafio. Este ano, a capital vai concorrer com a cidade de Tultitlan, no México. Para vencer, o município terá que mobilizar um número maior do que a cidade mexicana de praticantes de atividade física. Todas as pessoas que praticam no mínimo 15 minutos de atividade física podem colaborar.

A proposta do Dia do Desafio é fazer com que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras para praticarem qualquer tipo de atividade física ou esportiva. Para mobilizar as pessoas, foi criada uma competição simbólica entre as cidades. O vencedor será a cidade que conseguir mobilizar o maior número de habitantes em relação a sua população oficial.

A meta é mobilizar mais de 80 mil pessoas. Vitória venceu a competição nos anos de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006. As cidades inscritas são agrupadas em 7 categorias, seguindo o critério do número oficial de habitantes. A capital participa na categoria 6, ou seja, na categoria de 250 mil a 999.999 habitantes.

Como participar

Para participar, o morador deve apenas informar que ele, ou um grupo, praticaram atividade física no dia 28. Basta ligar gratuitamente para o telefone 0800-2836345, ou comunicar através do e-mail soe@vitoria.es.gov.br. A informação será computada das 7 às 21 horas.

A seleção da concorrente é feita por um sorteio eletrônico que estabelece o desafio entre duas ou três comunidades da mesma categoria, que irão disputar qual delas consegue mobilizar o maior percentual de habitantes, em relação à sua população oficial.

O desafio é coordenado pelo Sesc e tem como objetivo incentivar a prática como uma estratégia de promoção e prevenção a saúde.

Vitória é a capital da atividade física

Vitória é a capital em que mais se pratica atividade física no país. A informação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde no final de 2007. No município 20,5% da população faz exercício regularmente. "A prática regular de atividade física é um grande indicador de qualidade de vida e de saúde da população. A prefeitura tem contribuído para esse índice através do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).

O serviço conta hoje com 11 módulos de orientação situados em Camburi (Jardim da Penha e Jardim Camburi), Praça dos Desejos, Beira-Mar, Prainha de Santo Antônio, São Pedro I, Horto de Maruípe, Pedra da Cebola, Goiabeiras, Parque Baia-Noroeste, Parque Moscoso, Bairro de Lourdes. Além do SOE Móvel, que percorre os bairros da capital.

Além disso, das 28 unidades de saúde do município, 15 contam com o técnico esportivo, que estimula a pratica de atividades no território e desenvolve grupos com hipertensos, diabéticos, gestantes, entre outros. Em 2007, o SOE realizou 200 mil atendimentos na capital. Além de aulas de ginástica, alongamento, yoga, hidroginástica, vôlei, entre outros, os técnicos fazem avaliação física dos alunos. A equipe verifica o índice de massa corporal, peso, altura e pressão antes de indicar uma atividade física.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Tafisa - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.

Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Se você ainda não faz exercícios físicos pelo menos 2 vezes por semana, o desafio ogora é você contra você.

MEXA-SE!

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.