20090528

* Que tipo de treino você faz?



Conheça as possíveis variações de um treino de musculação

A musculação pode ser definida por exercícios localizados que são realizados contra uma resistência. Existe uma grande variedade de implementos que podem ser utilizados, halteres, barras, anilhas, caneleiras, equipamentos com elástico/mola ou ainda utilizando apenas as alavancas corporais e a força da gravidade. Não há restrição para a prática da musculação, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem usufruir dos seus benefícios. Deficientes, portadores de doenças crônicas e degenerativas e indivíduos em fase de recuperação cirúrgica ou de lesões, também podem praticar, desde que respeitadas as limitações e fases do desenvolvimento.

Trata-se de uma atividade extremamente segura, pois é possível ter controle da sobrecarga e da execução de cada movimento. É indicada no tratamento da osteopenia (perda de massa óssea) e outras doenças, na prevenção de lesões, na manutenção da capacidade de realizar tarefas diárias (no caso dos idosos) e na melhora da performance esportiva.

Os exercícios podem ser ordenados de diversas formas:

  1. Alternado por segmento: Normalmente utilizada por iniciantes, evita a fadiga;

  2. Localizado por articulação: Exercícios são realizados em seqüência para o mesmo grupo muscular ou articulação;

  3. Prioritário: Dá ênfase a um determinado grupo muscular, os exercícios não são realizados em seqüência;

  4. Agonista-Antagonista: Exercícios são realizados intercalando músculos que fazem movimentos opostos;

  5. Pré-exaustão: Exercícios monoarticulares são executados antes dos biarticulares.

Existem diferentes estratégias de treinamento, as mais conhecidas são:

  1. Tradicional (força, hipertrofia, rml e potência): Sobrecarga, séries e repetições fixas;

  2. Sobrecarga fixa e repetições variadas (força, hipertrofia, rml e potência): Aumenta-se o número de repetições para a mesma sobrecarga;

  3. Pirâmide crescente (força e hipertrofia): Sobrecarga aumenta, repetições diminuem;

  4. Pirâmide decrescente (força e hipertrofia): Sobrecarga diminui e repetições aumentam;

  5. Pirâmide truncada (força e hipertrofia): A sobrecarga é menor do que 100% de 1RM;

  6. Drop-set (hipertrofia): Realização do movimento com técnica perfeita até a falha concêntrica seguido de redução da carga (em aproximadamente 20%), após a falha e prosseguimento do exercício com técnica perfeita até nova falha. Repetir o segundo e terceiro passos até se alcançar o objetivo estabelecido para o treino;

  7. Super-set (hipertrofia): Realização de dois exercícios consecutivos, sem descanso, para o mesmo grupo muscular;

  8. Circuito (RML): Realizar diversos exercícios com um intervalo controlado mínimo, ou sem intervalo, entre eles.
Quatro tipos de movimento determinam como ocorre a contração:
  1. Isotônico: Há movimento articular, compreende as fases concêntricas e excêntricas do movimento;

  2. Isométrico: Não há movimento, desenvolvimento de tensão máxima em um determinado ângulo;

  3. Isocinético: A resistência oferecida é igual à força realizada durante toda a amplitude do movimento;

  4. Pliométrico: Específico para membros inferiores é realizado com movimento de salto onde ocorre o alongamento do músculo imediatamente antes da sua contração (fase de aterrisagem). Neste momento ocorre o reflexo miotático, o músculo funciona como uma mola, gerando um aumento do trabalho concêntrico, ou seja da força de contração proporcionando um próximo salto ainda mais potente. É indicado para praticantes de esportes que exijam movimentos "explosivos".

A combinação entre a ordem de execução dos exercícios, as estratégias, os tipos de exercício, bem como a quantidade de repetições, de séries, de descanso entre séries e da sobrecarga é responsável por resultados surpreendentes na musculação.

Vale lembrar também que a divisão dos exercícios é fundamental para a recuperação muscular, pois é no descanso que ocorrem os ganhos (o músculo deve descansar cerca de 72 horas).
Para que isso seja feito de forma eficiente é necessário conhecer as ações musculares, preferencialmente estando cientes da origem e inserção dos músculos utilizados e o grau de importância que têm naquele movimento.
Lembrando que estas metodologias ainda podem ser modificadas, isto vai depender da criatividade do seu professor.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.