20090301

* Reduza sua pressão arterial com exercícios


Todo hipertenso deve fazer atividade física, desde que esteja com a pressão arterial controlada e os exercícios sejam feitos de forma adequada.


Antes de começar a atividade física, o ideal é fazer um teste ergométrico, principalmente, se tiver outros fatores de risco cardiovasculares associados.

A supervisão médica, durante as sessões de exercício, não é necessária, a não ser que o hipertenso tenha alguma doença grave no coração. Mas, se for acompanhado por um professor de educação física, desenvolverá um trabalho mais eficiente, completo e com menos riscos à sua saúde.

Nas pessoas com hipertensão, a atividade física ajuda a reduzir a pressão arterial, diminue a dose de medicamento, chegando mesmo a eliminar a necessidade de usá-los, além de controlar outros fatores de risco, normalmente associados à hipertensão, como obesidade, colesterol, diabetes e estresse. Apesar da atividade física ter efeito benéfico sobre a saúde dos hipertensos, exercícios inadequados trazem risco potencial elevado.

Se você é hipertenso, escolha sua atividade física agora mesmo e cuide da sua saúde!

Umas das atividades recomendada ao hipertenso é o aeróbio, como a caminhada, ciclismo... executado de três a cinco vezes por semana, com duração de 40 a 50 minutos e intensidade de leve a moderada, ou seja, 50 a 70% da freqüência cardíaca. Esse exercício auxilia na redução da pressão arterial, porém, pensando na saúde global do indivíduo, deve-se também fazer exercícios localizados e de alongamento.

A musculação também é uma atividade segura, exercícios com pesos, os níveis pressóricos somente atingem valores perigosos quando a intensidade da contração for alta, tendendo a isometria (exercício estático). Repetições altas nos exercícios com pesos também contribuem para aumentar os níveis pressóricos.

Pilates, Criado pelo alemão Joseph H. Pilates, o método tem como base os princípios de técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor. O Pilates, através dos seus exercícios, fortalece os músculos e alonga os que estão encurtados, além de aumentar a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse, associados a uma respiração profunda e correta.

Aspecto importante é que pessoas com pressão arterial em repouso acima de 200/120mmhg, não devem iniciar nenhum tipo de exercício regular, ainda que pouco intenso.

Em geral, a terapia anti-hipertensiva combina dieta, atividade física e remédios. Portanto, prevenir ainda é o melhor remédio. Aferir pelo menos quatro vezes por ano a pressão, reduzir o estresse com exercícios físicos orientados (faça antes uma consulta com seu médico e uma Avaliação e Orientação Física) e controlar o peso corporal são os verdadeiros inimigos da hipertensão.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.