20080616

* Conheça seu tipo de pisada

Todo corredor sabe da importância de um bom par de tênis. O calçado adequado pode ajudar no desempenho e até na prevenção de dores e lesões. E você, sabe qual o tênis ideal? Hoje em dia não é fácil ir a uma loja especializada e decidir entre os inúmeros modelos e recursos que esse tênis oferecem. A primeira providência, portanto, é saber o tipo de nossa pisada: neutra, em pronação ou em supinação. Esses termos referem-se à movimentação do pé em três planos (anterior, lateral e transverso). Os movimentos ocorrem normalmente durante o ciclo da marcha (caminhada ou corrida) e são próprios da dinâmica do pé em sua adequação ao solo.


A pisada neutra - ocorre um rolamento uniforme do calcanhar ao antepé, formando uma pegada completa. O tênis mais recomendado nesses casos é o que proporciona amortecimento em toda a sola.



A supinação - o pé usa o lado externo do calcanhar e mantém o movimento apoiando-se apenas na borda externa, até a elevação do dedinho (pisada para fora). Tênis com bom controle de estabilidade.



A pronação - o pé apóia o lado externo do calcanhar e se move moderadamente ou acentuadamente para dentro, até a elevação do dedão (pisada para dentro). Tênis com reforço na lateral interna para garantir maior equilíbrio.



Formas de pés e eventuais correções

A indicação de calçados corretivos para indivíduos com diferentes formas dos pés (cavo, chato, ou plano) ainda não é consenso entre especialistas. Muitos defendem a idéia de que os calçados devem se adaptar ao tipo de pé e não o contrário. Nessa linha, os especialistas também avaliam que alguns movimentos dos pés (pronação e supinação) nem sempre precisam ser estabilizados pelo tênis. Se não há dor, nem prejuízo do desempenho, não há necessidade de calçado especial. Só no caso dos pés hiperpronadores (que fazem movimento excessivo de pronação) é que se aconselha a utilização de algumas formas de reforço na palmilha.

Nossa "impressão digital" nos tênis

Os desgastes encontrados nos tênis velhos são como "impresssões digitais" de nossos pés. Em geral as pessoas olham para o solado e acham que pisam para fora (supinação) pois observam o desgaste na região do lado de fora do calcanhar. Mas todos os tipos de pisada (inclusive a pronação) se iniciam apoiando o calcanhar do lado de fora.

O que devemos observar é quanto o pé roda para dentro no final do movimento - isso determina o tipo de nossa pisada. Assim, quando se faz a análise do solado deve se olhar o desgaste na planta do pé e não no calcanhar. Se o solado de seu tênis apresenta um desgaste muito acentuado em uma região determinada, um médico ortopedista pode ajudá-lo a detectar eventuais problemas e corrigi-los.


Fonte consultada: Revisrta VEJA - Dr. Ronaldo José Dalla Bernadina Jr., ortopedista e especialista em traumatologia esportiva.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.