
Fortalecer a musculatura da panturrilha não é apenas uma questão estética.
Essa região tem uma função importante, já que é responsável por propulsar o fluxo do sangue para cima. Por isso, os especialistas a chamam de “coração periférico”. O estado de saúde dessa região pode comprometer seriamente todo o organismo. Além dos incômodos das varizes, a musculatura flácida, sem tonicidade, não comprime de forma eficaz as veias e o retorno venoso fica lento. Isso pode favorecer a trombose e uma série de males como: insuficiência venosa crônica, úlceras nas pernas, entre outros.
De acordo com a Royal Society of Medicine, até 2030 os problemas dos vasos sangüíneos vitimarão cerca de 12 milhões de pessoas com idade superior a 65 anos em todo o mundo. E mais: levantamentos apontam que dois por cento da população costuma ter algum grau de doença arterial obstrutiva periférica (DAOP).
A caminhada é o dever de casa de todos nós. Estando em movimento fazemos funcionar o ‘coração periférico’ e o fortalecimento da panturrilha pode melhorar a hemodinâmica venosa e a qualidade de vida.
ENTÃO... MEXA-SE!!!