20080603

* Vamos pedalar?



Andar de bicicleta é uma atividade rítmica e cíclica, excelente para desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, dependendo do tipo de treinamento aplicado. Ajuda a desenvolver o sistema cardiovascular dos praticantes, sendo indicado como ótimo exercício para queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular das pernas.

Considerada uma atividade mais segura que a corrida, por oferecer menos impacto, é uma das atividades físicas mais procuradas para alto consumo energético, embora exija do praticante maior habilidade, equilíbrio e reflexos que a prática da corrida.


Tamanho da Bicicleta

  • Para saber se uma bicicleta se adequa a você em termos de tamanho, "sente-se" na barra transversal e não no selim. Seus pés devem apoiar-se totalmente no chão e a barra deve estar quase encostando em você, se tocar ela está pequena. Caso seus pés estejam suspensos ou tenha dificuldades de manter o equilíbrio tocando apenas com as pontas dos pés, ela está muito grande.
Altura do Banco:

  • O Selim deverá estar, ligeiramente, inclinado para cima.

  • Quando seu pé atingir o ponto mais alto na pedalada, seu joelho deve fazer um ângulo máximo de 90° em relação ao pé. E para verificar, mesmo de pé, se o banco está adequado, basta posicionar-se de lado com o banco e o mesmo deve estar na mesma altura em uma linha reta imaginária em direção à cabeça do fêmur, na lateral do quadril.

Posição dos braços:

  • Os braços devem ficar ligeiramente relaxados ou semi-fletidos a fim de minimizar o impacto nas articulações dos punhos, ombros e coluna, causado durante o trajeto.
Atenção
  • Deve-se evitar entrar na bicicleta pisando apenas com um pé no pedal e em seguida jogar a outra perna sobre ela, pois força demasiadamente a mesma. Da mesma forma ao desmontar, evite passar a perna para o outro lado antes de parar jogando todo o seu peso sobre um dos pedais. A forma certa é parar primeiro, abrir as pernas e em seguida e apoiar-se sobre o solo, lançando a perna para o outro lado.
Cuidado
  • Tome consciência de tudo que está a sua volta, pode ser que tenha que tomar uma decisão rápida ao se deparar com cachorro, criança, motocicleta ou corredores. Não deixe seu MP3 com um volume muito alto enquanto pedala, vai precisar de ouvir as buzinas ou qualquer barulho que possa alertá-lo do perigo.
  • E lêmbre-se que se pedalar na rua, vai ter que concorrer com os veículos, portanto, tente obedecer as novas leis de trânsito para ciclistas.
  • Quando pedalar sob o sol, não deixe de usar o protetor solar. Pois, além do sol agredir sua pele poderá também agredir seus olhos. Assim, quando sair no sol, use óculos escuros que filtrem raios UVA E UVB. E não se esqueça de usar capacetes.
  • Tente evitar roupas de tecido sintético, correr próximo do meio-dia, consumir excesso de sal e bebidas com alta concentração de açúcar. Nunca pedale doente.
  • Tente vestir roupas coloridas (do tipo para ciclistas que vão se destacar principalmente no escuro) e leves, você pode perder muito líquido pedalando, beba bastante água, certifique-se da temperatura e humidade .
Manutenção

  • Mantenha os freios bem ajustados e substitua os elementos que os compõem quando estiverem gastos.
  • Tanto quanto possível, mantenha a catraca, a correia e as engrenagens traseiras limpas e sem ferrugem.
  • Calibre sempre os pneus antes de fazer um longo percurso e na calibragem correta para que eles durem por mais tempo. Todo pneu vem impresso na lateral seu limite de pressão, ou a faixa de pressão aconselhada . É indicada em P.S.I., e geralmente tem seu limite entre 40 e 60 P.S.I.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.