20080721

* Aventure-se


Esportes de aventura: aventure-se!

A atividade física é, sem dúvida, uma maneira de recuperarmos a energia perdida, de relaxar e liberar o estresse. Melhor ainda se for ao ar livre, próximo da natureza. Assim, o Ecoturismo e os esportes de aventura vão ganhando cada vez mais força e espaço: são praticados em locais paradisíacos, onde nos deparamos com rios, florestas, ribanceiras e cachoeiras. Vários objetivos e benefícios podem ser destacados na prática dos esportes de aventura para reduzir o estresse dos praticantes.

A realização de atividades ao ar livre serve não apenas como "válvula de escape" às tensões do cotidiano, mas também possibilita o desenvolvimento de muitas habilidades essenciais nos ambientes corporativos, tais como liderança, organização e gerenciamento de tempo e risco. Além disso, os participantes dessas atividades ganham também um importante e saudável canal de contato com a natureza. Este contato com a natureza constitui um cenário ideal para se gerar reflexões e estimular transformações.

Que tal entrar em forma com uma boa dose de adrenalina? Não, não se trata de uma nova atividade das grandes academias de ginástica, mas de sair desse ambiente costumeiro e praticar esportes de aventura em contato com a natureza. Essas atividades ajudam a entrar em forma queimando calorias e definindo a musculatura e, ao mesmo tempo, garantem diversão e fortes emoções.

A cada dia surgem novos adeptos que estão trocando os halteres pelo remo, os ferros por mosquetões. As agências especializadas em turismo de aventura, já não recebem apenas praticantes eventuais e curiosos em suas dependências. Muitos desses clientes cativos são moradores de grandes cidades, cansados do estresse do dia-a-dia que vão em busca de atividades que simultaneamente relaxem a mente e ajudem a manter a forma. E é justamente isso que oferecem os esportes de aventura. Vamos saber do que se trata cada um deles?

* As modalidades variam em emoções e trabalham o corpo todo.

Rafting e Bóiacross é a descida de um rio em um bote inflável, trabalham todos os músculos do corpo, desde as pernas até os membros superiores. O esforço físico depende do nível do rio, quanto mais corredeiras maior esforço o praticante precisa fazer durante a atividade.

Rapel é uma das atividades com corda mais praticadas e mais simples nos esportes de aventura. Consiste na descida com corda e equipamentos especiais de desníveis naturais ou artificiais como rochas, paredões, pontes etc.

Cascading é um rapel realizado em uma cachoeira, mas a dificuldade é bem maior por causa da água, portanto, exige uma técnica mais apurada, com instruções mais detalhadas e maior atenção e acompanhamento dos monitores.

Canyonig ou canionismo é a exploração do curso de um rio (ou parte dele). Passando por cânions e cachoeiras, o canyoning exige muito conhecimento técnico dos participantes e pode aglomerar diversas outras atividades dentro de si, como a travessia, o cascading e a tirolesa.

Tirolesa é a travessia entre dois pontos de grande desnível por uma corda esticada entre eles. Usando equipamentos específicos, o praticante “desliza” do ponto mais alto ao mais baixo, pendurado na corda. A atividade pode ser realizada em locais como montanhas, vales e cachoeiras. É uma das atividades mais simples e seguras com corda.

Trekking é uma caminhada, é a atividade mais difundida e praticada no ecoturismo. É também a mais simples e segura. Caminhar por trilhas ou pequenas estradas de terra em meio à natureza com cenários como mata atlântica, cerrado, montanhas, vales, canyons, leitos de rios etc. Existem provas que envolvem outras modalidades aumentando o nível de dificuldade.

Arvorismo é o mais novo esporte de aventura praticado no Brasil. Proporciona um íntimo contato com a natureza, além de agradar muito as pessoas que gostam de emoção e superação de desafios. É praticado em uma seqüência de trilhas, passarelas e redes suspensas por cordas e cabos de aço nas copas das árvores ou em estruturas especiais.

Cansou só de ler, ou a adrenalina já foi liberada? O leque de opções é variado, procure uma boa agência de Ecoturismo, veja qual opção te interessa mais, pegue um bom par de tênis, uma mochila e descubra a experiência e os benefícios de desvendar o que a natureza pode te oferecer!

Aqui no ES eu indico Oswaldo Cruz de Almeida Junior (BaldiN) (27) 9998-4485 ou (27) 3071-2017

http://www.planetavertical.com.br/

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.