20080702

* Viva o chocolate

Chocolate faz bem ao coração!

É sempre assim, você consome chocolate em porções além do razoável, e, ao final da comilança, vem o remorso. Quer uma boa notícia para diminuir seu sentimento de culpa? Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que o chocolate faz bem à saúde. O estudo, apresentado recentemente na Associação Americana para o Avanço da Ciência, sugere que o consumo moderado de chocolate amargo pode evitar infartos. O segredo da iguaria estaria relacionado com uma substância de nome estranho: o flavonóide. Facilmente encontrada em frutas e vegetais, ela é capaz de combater os radicais livres que estão por trás do entupimento das artérias. Os flavonóides funcionam como potentes filtros sanguíneos: diminuem a formação de placas de gordura e transformam o colesterol ruim, conhecido como LDL, em substâncias que favorecem o bom funcionamento do coração.

Pra muitos isso pode não parecer novidade, mas antes de se empanturrar de chocolate, saiba que nem todo chocolate é benéfico ao organismo. Apenas os do tipo meio amargo são ricos em flavonóides. O mesmo não vale para as barras de chocolate ao leite ou feitas de chocolate branco. Os estudos são taxativos. Os pesquisadores mediram o nível de flavonóides em pessoas que haviam ingerido barras das mais diversas qualidades. Apenas as que consumiram tabletes de chocolate meio amargo tiveram a presença da substância nos exames de sangue. Isso porque o chocolate meio amargo tem uma concentração de cacau bem maior que a de outros tipos do produto.

O Brasil ainda engatinha em relação ao consumo per capita de chocolate: cada habitante come cerca de 1,8 quilo por ano.

Na Argentina, o consumo médio é de 3,6 quilos.

Nos Estados Unidos é de 4,6 quilos.

Por aqui, muita gente evita o doce por causa de seu alto poder calórico.
E faz todo o sentido. Uma barra de 100 gramas tem 500 calorias, um quarto do que se deve ingerir durante todo o dia.

"Ninguém permanece magro se tiver uma dieta baseada em chocolate".
Por isso, não se exceda: o chocolate virou amigo do coração, mas continua inimigo da balança.


CUIDADO COM O FONDUE NESSE INVERNO...

VAMOS CONSUMIR OS FLAVONÓIDES COM MODERAÇÃO!!!!


ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.