20080704

* Ginástica na empresa

GINÁSTICA LABORAL

A adoção de terapia preventiva pelas empresas em relação a doenças músculo-esqueléticas vem crescendo nos últimos anos. A qualidade de vida e a eficiência no desempenho profissional estão em constante desenvolvimento e visam promover o bem estar e a saúde física e mental de seus funcionários. Assim, toda empresa que preserva a qualidade de seus empregados na execução de suas funções está, com certeza, à frente de seus concorrentes.

Ginástica Laboral é uma combinação de algumas atividades físicas que tem como característica comum, melhorar sob o aspecto fisiológico a condição física do indivíduo em seu trabalho; emprega exercícios de fácil execução que são realizados no próprio local de trabalho que contribuirão para um melhor condicionamento e desempenho físico, concentração e um melhor posicionamento frente aos postos de trabalho.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde pode ser comprometida por fatores tais como: ruído, nível de temperatura, tipo do mobiliário, iluminação deficiente, sedentarismo, monotonia nas tarefas, alimentação, falta de comunicação etc. Pode-se então concluir que a saúde sofre grande influência do ambiente físico e emocional, aliada a hábitos de vida.

O índice de doenças músculo-esqueléticas relacionadas ao trabalho vem crescendo exageradamente nos últimos anos. Isso tem como causa os fatores biomecânicos. A adoção de um programa de prevenção nas empresas leva a uma melhor qualidade de vida de seus funcionários e redução nos gastos assistenciais.

Objetivos

  • Identificar através de avaliação, as disfunções posturais;
  • Orientar posicionamentos mais adequados para o trabalho. Especificações técnicas sob o ponto de vista biomecânico;
  • Orientar regras básicas de ergonomia para a organização biomecânica do trabalho visando a prevenção de lesões;
  • Sensibilizar o trabalhador da importância da ergonomia em seu dia-a-dia;
  • Reduzir efetivamente os distúrbios músculo-esquelético;
  • Possibilita melhor utilização das estruturas osteo-mio-articulares, como maior eficiência e menor gasto energético por movimento especifico;
  • Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, etc.;
  • Melhora a flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;
  • Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;
  • Redução da sensação de fadiga no final da jornada de trabalho;
  • Contribui para a promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador;
  • Melhora a atenção e concentração nas atividades desempenhadas.

Benefícios

  • Desenvolvimento de uma consciência corporal, que auxilia no combate às doenças ocupacionais. A prática de uma atividade física leve, saudável e estimulante, trás um aumento da circulação sanguínea, melhorando a oxigenação dos músculos e tendões, diminuindo o acúmulo do ácido lático, com uma diminuição da tensão muscular desnecessária e diminuição do esforço na execução das tarefas e, ainda melhora a mobilidade e flexibilidade músculo articular. Há melhoria postural, diminuição dos traumas e inflamações.
  • Reduz as tensões físicas e mentais, beneficiando o funcionário a um aumento de auto-estima, a melhora da concentração no trabalho e no relacionamento dentro da empresa, proporcionando descanso emocional e mental.

BENEFÍCIO PARA A EMPRESA E PARA O FUNCIONÁRIO

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.