20080901

* Vigorexia


A vigorexia é um dos extremos da preocupação exagerada com a forma física. Enquanto a anorexia e a bulimia são mais freqüentes em mulheres, que deixam de se alimentar ou comem para depois vomitar porque acreditam estar gordas, a vigorexia afeta mais os homens que desejam desenvolver seus músculos, já que se vêem fracos e doentes. A vigorexia associa beleza com músculos definidos e é um transtorno vinculado a problemas de personalidade.

Os músculos do corpo humano funcionam como uma espécie de motor bioquímico. Quanto maior o esforço, mais consomem oxigênio e mais intensa é a eliminação de subprodutos das reações químicas provocadas pelo metabolismo, como o dióxido de carbono e o ácido láctico. A cada aceleração desse motor, as fibras musculares sofrem lesões microscópicas que, em reação ao trauma, se regeneram em forma mais resistente. São resultantes desse processo a hipertrofia muscular ou como dizem por aí, os músculos inchados dos saradões. A fonte de energia desse processo todo é uma substância chamada trifosfato de adenosina. Os estudiosos dos processos bioquímicos do organismo conhecem-na pela sigla ATP.

Conseguir um corpo perfeito, é prioridade para milhões de pessoas ao redor do mundo, que querem ficar dentro dos padrões de beleza estabelecidos pelo cinema, moda, televisão, publicidade, amigos, etc., e transformam esse objetivo em escravidão.

A grande maioria das pessoas que faz esporte regularmente, quando pára, sente falta. Não dorme tão bem, fica mais nervosa, sente tensão muscular. Mas, em geral, essas pessoas, se sofrem alguma lesão, conseguem parar de treinar por um tempo.

Testar os limites do corpo, como sabem os profissionais, não tem nada de natural. A provação aumenta a propensão a contusões, contrações, luxações, fissuras e, sempre, dor.

Considera-se viciado aquele que não pára nem quando o excesso de esporte lhe é prejudicial. São pessoas que fecham seu leque de atividades sociais: não vão a happy hour com amigos, passam menos horas com a família, dormem menos, tudo para poder treinar mais.

Casos extremos de excesso de atividade física são diagnosticados como vigorexia, um transtorno psíquico irmão da anorexia, em que a pessoa nunca se satisfaz com o tamanho de seus músculos. Não há, no entanto, um diagnóstico preciso para as muitas situações que se encaixam entre a vigorexia e a atividade pesada mas saudável.

A vigorexia não tem relação com a prática regular e saudável de esportes, nem com o culturismo, a prática de exercícios físicos dirigidos ao "excessivo" desenvolvimento dos músculos. No entanto, entre os seguidores do culturismo costuma haver pessoas com vigorexia. Homens jovens, sem maturidade e com baixa auto-estima são as principais vítimas da vigorexia, mas os casos entre as mulheres têm sido mais freqüentes. Assim como quem sofre de anorexia e bulimia, as pessoas com vigorexia precisam de tratamento médico e psicológico.

O exercício começa a fazermal para o corpo quando...

• a carga para o corpo fica tão pesada e é repetida com tanta freqüência que há um aumento exagerado dos níveis do hormônio cortisol, responsável pelos sintomas físicos típicos do stress – os mais perigosos deles são o aumento da pressão sanguínea e o enfraquecimento do sistema imunológico;
• a serotonina e a endorfina produzidas pelo corpo durante a malhação são as únicas fontes de prazer da pessoa, que, fora isso, vive em constante melancolia – com sono e sem apetite para comida e até para o sexo.

...e começa a atrapalhara vida quando a pessoa...


• abandona atividades que antes lhe davam prazer e compromissos sociais para ganhar mais tempo na academia;
• encurta as viagens de passeio para voltar logo ao regime de exercícios;
• se irrita com os comentários de que ela malha demais;
• desobedece aos médicos e ignora lesões para não sair da forma;
• se submete a dietas protéicas radicais e se entope de suplementos;
• nunca acha que está na forma física ideal;
• considera sedentário o resto da humanidade;
• deixa de malhar um único dia e acha que pôs todo o trabalho físico a perder, sentindo-se gorda e fraca.

Malhar demais pode viciar e prejudicar a saúde. Calma, não precisa sair para comemorar essa notícia com a sua preguiça, lógico que atividade física faz muito bem obrigada!
Tudo em excesso é prejudicial, inclusive as coisas boas. Então, o melhor é o equilíbrio, ou seja, nem demais e nem “de menos”.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.