20081013

* Atividade em familia


Praticar atividades físicas junto com os filhos é uma forma de estimular as crianças a se movimentarem desde cedo e de aprofundar as relações da família

Virou bordão dizer que as crianças não brincam mais na rua devido à falta de segurança nas cidades e que a diversão está sendo substituída pelos videogames. As afirmações infelizmente são fato e se transformaram em problema mundial. Porém, não podemos nos esquecer de que os exercícios físicos são ingrediente essencial para a vida, a saúde e a sociabilidade - tanto dos pequenos quanto dos mais crescidos. Então, por que não unir o útil ao agradável e começar a mexer o corpo junto com seus filhos? Isso sim é que é dar exemplo.


E, quem diria, comprovado cientificamente. Uma pesquisa feita na Universidade de San Diego, Califórnia, concluiu que filhos de mães ativas têm duas vezes mais chances de serem ativos do que os de mães sedentárias. Essa probabilidade salta para três vezes e meia quando se trata de o pai ser o cheio de energia e para quase seis quando ambos praticam atividades físicas. Mais do que servir de referência, quando os pais também entram na brincadeira estão agarrando a oportunidade de passar mais tempo com os filhos, de conversar, rir e superar dificuldades juntos. O que só faz o relacionamento ganhar em força e cumplicidade. Hoje, os pais trabalham fora, estão sempre correndo. É legal reservar um horário para praticar atividades juntos. Dizer 'a partir de agora, todo sábado vamos jogar futebol', ou 'todo domingo vamos andar no parque'. Você acaba criando uma tradição na família.


Quer mais argumentos? Ao contrário do que se possa pensar, a educação física na escola não supre a necessidade de exercícios para uma criança. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que as crianças pratiquem ao menos uma hora de atividades físicas, de nível moderado a vigoroso, cinco vezes por semana. Portanto, apenas o colégio não dá conta do recado. É aí que os pais entram.


Lembre-se sempre: a criança não pode ser obrigada a praticar uma atividade de que não gosta, só para satisfazer os pais. Aliás, é esse um dos motivos para meninos e meninas abandonarem o esporte e se tornarem até mesmo sedentários. E não coloque em seu filho a expectativa e o peso de que ele seja um grande atleta. Embora sonhe em ser um Kaká da vida, a criança só começa a aprender um esporte para valer a partir dos 12 anos, em média (modalidades específicas, como ginástica olímpica, começam mais cedo). Embora grande parte das atividades feitas antes dessa idade seja pura curtição, elas são fundamentais para o desenvolvimento humano.


Os especialistas dizem que uma pessoa pode adquirir qualquer habilidade, independentemente do momento da vida. Então junte a mulher, os filhos e o vovô e vá se divertir com sua família.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.