20081010

* O dia de combate a obesidade

Outubro é o mês da luta contra a obesidade. O dia 11 foi instituído como o Dia Internacional de Combate à Obesidade, visando o estímulo de atividades preventivas e saudáveis.



A população está cada vez mais sedentária e, com isso, crescem os números da obesidade e a preocupação dos profissionais de saúde em combatê-la e, conseqüentemente, em prevenir as diversas disfunções causadas pelo excesso de peso. Hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, dislipidemia, artroses, varizes e síndrome metabólica são algumas delas.
A prevalência do excesso de peso e da obesidade na população adulta brasileira chega a 40% e nos mostra que este problema alcança grande expressão em todas as regiões do país, no meio urbano e rural e em todas as classes sociais.
Na intenção de estimular atividades preventivas, como o incentivo a uma alimentação saudável, foi criado o Dia Internacional de Combate à Obesidade, comemorado no dia 11 de outubro de cada ano. Devido à epidemia mundial de obesidade infantil, cujos números estão em constante crescimento, alguns municípios - principalmente da Região Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo) - instituíram a Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil.
Mas será que existe um vilão que faz com que estes números aumentem a cada ano? A obesidade pode acontecer a partir de fatores genéticos, fisiológicos, mas principalmente devido ao sedentarismo, alimentação inadequada e problemas emocionais.
A obesidade é uma doença crônica, de difícil tratamento, que pode ser resultado de herança genética, fisiológica, sedentarismo, excesso de alimentos ou alimentação inadequada, devido a transtornos alimentares.Sua prevenção tem três fatores principais: reeducação alimentar, aumento ou prática de atividade física e mudança no estilo de vida. Em alguns casos pode haver a necessidade de intervenção medicamentosa e, nos mais severos, a realização de cirurgias é necessária.
Diga não ao sedentarismo. Pratique atividade física regularmente, aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. Diminua o consumo de gorduras, frituras em geral, doces, refrigerantes, produtos industrializados, etc. E o mais importante, coma na quantidade certa.
Comece você mesmo a modificar os seus hábitos alimentares, incentive as pessoas a sua volta, dessa forma você estará contribuindo para um país mais saudável!

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.