20081118

* Musculação para adolescentes


Musculação ou não, eis a questão!


A adolescência chega e os garotos começam a se preocupar mais com a aparência e com os músculos, na tentativa de impressionar as garotas com a força e o corpo sarado.

Mas é aí que pinta a dúvida: com qual idade é possível começar a fazer musculação?! Vamos descobrir!

Para os adolescentes, não há nenhuma contra-indicação para exercícios de força e 12 anos é uma boa idade sim para começar a se exercitar. A prática dessa modalidade pode melhorar a coordenação motora do jovem, o que dá maior facilidade com as atividades diárias.

O grande medo que os jovens e seus pais têm com relação à musculação é que os exercícios afetem negativamente o crescimento, já que o corpo do adolescente ainda está em fase de desenvolvimento.

Afinal, adolescentes podem ou não fazer musculação?!

Não há problema algum em começar a fazer a musculação. Mas atenção!!! Nada de sair malhando por conta própria! Se os exercícios forem feitos de maneira errada, você poderá ter sérios problemas musculares e nada agradáveis!

A recomendação dos especialistas é que o jovem escolha um exercício em que el se sinta bem e principalmente saber respeitar os seus limites. O treinamento é seguro, quando acompanhado por um profissional.

Além da orientação do profissional, o jovem não pode se empolgar com os exercícios, pois deve haver um ganho de massa muscular de maneira progressiva, com a continuidade do treinamento apropriado.

Outra coisa muito importante que os adolescentes devem colocar na cabeça é que eles não ficarão fortões da noite para o dia. Nem podem começar a fazer musculação pensando apenas nisso. O ganho de massa muscular ocorre a partir da 10ª semana de treinamento, o que é decorrente de adaptações neurológicas do corpo do jovem.

Os danos causados pela musculação, quando feita sem orientação, são lesões nas articulações e nos ligamentos e também luxações, que comprometem o movimento articular do jovem.

Depois de tomadas todas as medidas de segurança necessárias, visando o bem-estar do corpo, é só arregaçar as mangas e começar a suar a camisa ao lado de um profissional capacitado!

A musculação para os adolescentes não só é boa para ganhar força muscular e melhorar a estética corporal, mas também melhora a postura e causa bem-estar psicológico!

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.