20081121

* Pilates


O nome está por toda parte e todo mundo quer tentar.


Primeiro veio Madonna, com sua incrível flexibilidade corporal e definição muscular, dizer que, além de ioga, praticava pilates. Outros famosos também aderiram ao método, de Sting até Danielle Winits, Déborah Secco... E o que era um método de exercícios desconhecido, pilates já se tornou uma nomeclatura comum aos adeptos da atividade física .

Pilates trabalha vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”), é composto de uma série de exercícios, na maioria praticada sobre aparelhos próprios ou no solo, em de ângulos exatos que, tem o objetivo de flexibilizar, aumentar o tônus muscular e o realinhamento dos músculos que sustentam a coluna e definem a postura. Complicado de descrever, e de fazer, mas potencialmente eficaz, é altamente recomendado a todos que desejam o bem-estar físico e mental. Afinal, se Madonna faz, deve ser bom.

Passado a surpresa inicial, “coisa da moda”, os homens pararam de fazer cara de ignorância quando mulheres ou namoradas diziam que estavam indo para a aula de pilates. Mais surpreendentemente ainda, eles também começaram a aparecer nas aulas.

Muitos dos "pilates" de hoje seriam quase irreconhecíveis para o alemão Joseph Pilates. Hoje temos Jumpilates (intercalar três minutos de pulos na cama elástica com um minuto de pilates solo), iogilates (pilates aliado a meditação) e swim pilates, water pilates, hidropilates (na piscina) têm muito pouco a ver com o método tradicional do fundador alemão, que primeiro utilizou em proveito próprio (foi uma criança raquítica e asmática) e mais tarde, como enfermeiro na I Guerra Mundial, aplicou na reabilitação de soldados com problemas de mobilidade por causa de ferimentos. A partir das camas hospitalares, Pilates inventou equipamentos como o reformer, um carrinho preso por molas e cordas, e o "cadillac", uma espécie de maca equipada com alças e barras. Em 1926, ele se mudou para Nova York e abriu o primeiro estúdio, que tocou pessoalmente até morrer, aos 87 anos.
Hoje existem vários estúdios espalhados por todo Brasil.


E você, já tentou fazer pilates?

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.