20081203

* Fortalecendo a musculatura íntima

Assoalho pélvico pode (e deve!) ser exercitado para se manter forte e ativo.
O que é assoalho pélvico
Na cavidade pélvica estão órgãos como útero, ovários e bexiga. Ela se estende da sínfise púbica (osso logo acima do clitóris) até o cóccix (pequeno osso logo acima do ânus, final da coluna vertebral). A cavidade pélvica é aberta na parte superior, onde se comunica com a cavidade abdominal, e inferiormente, onde forma uma abertura de cerca de 10 centímetros na mulher adulta, o que permite o parto. Esta abertura inferior é fechada por uma espécie de "cama elástica" chamada assoalho pélvico, que é perfurada por três canais: uretra, vagina e reto. O assoalho é formado por fáscias, ligamentos (que funcionam como elásticos biológicos) e músculos. Em seu conjunto, os 13 músculos que formam o assoalho pélvico são conhecidos como musculatura do assoalho pélvico (MAP).
Agora que você já sabe onde ele fica, fique atenta e veja o que acontece com ela enfraquecida.
Incontinência urinária, anorgasmia, dor pélvica crônica, entre outros, são problemas comuns na vida das mulheres, especialmente depois de uma sucessão de partos ou com a chegada da menopausa. Contudo, apesar de comuns, todos esses males, caracterizados genericamente como disfunções no assoalho pélvico.
A correção, em praticamente todos os casos, é cirúrgica. Felizmente, é possível evitar o enfraquecimento e, com isso, prevenir transtornos. Como qualquer outro músculo, a MAP pode (e deve!) ser exercitada, mantida forte, sadia e ativa durante toda a vida da mulher.
O exercício que não esquece de trabalhar essa musculatura é o Pilates. Nas aulas você trabalha vários grupos musculares simultaneamente através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”).
A região pélvica pode ser trabalhada em qualquer exercício localizado, como a musculação, ginástica, hidroginástica... segue abaixo alguns exercícios que você pode fazer em casa mesmo.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.