20090114

* Ossos enfraquecidos


Doença que progride lentamente e assintomática, a osteoporose acomete cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil.

Estima-se que, no Brasil, existam aproximadamente cerca de 15 milhões de pessoas que sofrem de osteoporose (o nome significa ossos porosos). Essa é uma doença complexa e suas causas ainda não são totalmente conhecidas, mas é a que mais acomete o metabolismo ósseo humano.

O osso é uma estrutura viva e existem nele locais que são destruídos e substituídos por um outro novo. Quando ocorre um desequilíbrio entre a destruição e a reparação, sua resistência fica enfraquecida, uma vez que a massa óssea diminui bastante, desenvolvendo ossos finos, ocos e incapazes de suportar pequenos traumatismos, tornando-se mais sujeitos às fraturas.
A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Esses são percebidos apenas quando surgem as primeiras fraturas, acompanhadas de dores agudas. Existem dois tipos de osteoporose: a primária (pós-menopausa e senil) e a secundária (decorrente de doenças, como artrite reumatóide, insuficiência renal, uso de determinados medicamentos e algumas doenças endócrinas).

Freqüentemente, o primeiro sintoma da osteoporose é uma fratura, pois é uma doença que avança silenciosamente. Por isso, é muito importante a realização de exames preventivos a partir dos 45 anos, principalmente se houver casos da doença na família, alertam os médicos.

A doença pode ocasionar deformidade da coluna vertebral, diminuição da estatura e dificuldade de locomoção.

Os tipos de fraturas mais freqüentes são o punho – por ser um ponto de apoio – e quadril – as fraturas da bacia são difíceis de cicatrizar e podem ocasionar invalidez. Estudos mostram que em torno de 50% das pessoas que fraturam a bacia não conseguem mais andar sozinhas.

Com o objetivo de diagnosticar com segurança a osteoporose, o médico pode solicitar um exame de urina (verificar se há perda de cálcio) e de sangue (detectar índices de reabsorção óssea); além de radiografias (avaliar a redução da espessura óssea) e densitometria óssea (verificar o grau de perda óssea).

Embora pareçam estruturas inativas, os ossos se modificam ao longo da vida, pois o organismo humano está constantemente fazendo e desfazendo ossos. Esse processo depende de vários fatores: genética, boa nutrição, níveis adequados de hormônios e prática regular de exercícios.

Prevenção é feita por meio de:

• Reposição hormonal de estrogênio nas mulheres, durante e após a menopausa.
• Alimentação equilibrada e rica em cálcio, principalmente pela ingestão de leite e derivados, peixes e verduras.
• Exposição freqüente ao Sol, porém não por períodos prolongados.
• Abandono do cigarro e do álcool.
• Atividade física corretamente orientada.
Leia também:

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.