20090106

* Não basta apenas medir pressão e batimentos cardíacos

Exame médico minucioso antes de entrar na academia ajuda a proteger a saúde.


Na ânsia de ingressar na academia – pelas promessas feitas na virade de ano ou já pensando no carnaval, alguns afoitos começam a malhação e se esquecem dos exames exigidos pelos médicos antes de iniciar um programa de exercício físico.

Mais do que correr o risco de forçar demais o corpo durante as atividades, a falta do exame médico coloca em jogo a eficácia dos exercícios.

É preciso conhecer como anda o seu organismo, para então determinar quais modalidades serão indicadas a você.

Para que o exame seja completo, uma equipe de profissionais deve ser acionada. A primeira provicêndia é passar por um clinico geral ou cardiologista – principalmente se você tiver mais de 40 anos. Esse profissional irá avaliar as suas condições cardíacas, a partir de um teste ergométrico.

Em alguns casos também pode ser solicitado um exame de colesterol e taxa de açúcar no sangue. Quem tem colesterol alto pode ter artérias entupidas, o que gera riscos durante a atividade física. Durante o esforço a pressão do sangue é maior e, em pacientes com esse histórico, pode até provocar um derrame.

Além dos exames citados acima, uma conversa franca com quem realiza a avaliação é primordial. Saber se o aluno fuma, se é sedentário, se esta no início de uma gravidez ou se sofre com problemas de saúde como diabetes irá determinar o tipo de exercício para você.

É importante esclarecer que os resultados "negativos" dos exames não impedem ninguém de fazer academia. Pelo contrário, quando detectamos uma fragilidade no organismo, usamos essa informação para adequar o treino, de modo que o aluno obtenha mais êxito.


Leia também:
http://lucianamagalhaespersonaltrainer.blogspot.com/2008/10/vamos-lembrar.html

http://lucianamagalhaespersonaltrainer.blogspot.com/2008/05/vamos-comear-fazer-exerccios.html

http://lucianamagalhaespersonaltrainer.blogspot.com/2008/06/comercial-da-becel-ame-seu-corao.html

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.