20090104

* Erros comuns no treino das mulheres

A dificuldade de executar um treinamento perfeito é considerada natural, talvez a inexperiência, a falta de informação ou até mesmo a rotina viciada contribua bastante para a ineficiência no resultado. Alguns erros podem estar presentes e atrapalhar os treinamentos.

Com o medo do aumento muscular, muitas mulheres tem receio que a carga no treinamento irá torná-las forte demais, com músculos excessivamente grandes, talvez como uma fisiculturista, então evitam colocar muito peso nos aparelhos e deixam de realizar alguns exercícios básicos, principalmente para os membros superiores. Na verdade, não ocorrerá, contudo, o aumento de quilos de músculo a cada mês. É difícil para as mulheres adquirirem um grande nível de massa muscular devido às diferenças fisiológicas quando comparadas aos homens. Realmente não há riscos em se parecer como homem, pois a quantidade de hormônio testosterona é bem inferior.

Abaixo alguns erros comuns nas mulheres
  • Treinamento cardiovascular inadequado: Para treinar de forma eficiente, você deve procurar um equilíbrio entre os exercícios cardiovasculares e a musculação. Muitas mulheres dão muito foco no trabalho cárdio e diminuem o treinamento com pesos, na crença equivocada de que isso irá ajudá-las a alcançar a sua meta de queima de gordura e atingir um músculo mais enxuto, magro. Pode passar horas sobre o transport ou esteira e não reduzir efetivamente a gordura corporal desejada. A perda de peso está também associada ao tecido muscular magro, interferindo no metabolismo do organismo. Uma boa opção para queimar gordura é adicionar músculo ao seu corpo. Acrescentar algum peso na resistência dos exercícios irá ajudar a aumentar sua taxa metabólica e queimar gordura corporal. Para isso, as mulheres devem gastar pelo menos metade do seu tempo trabalhando treinamento com pesos.

  • Falta de intensidade cardiovascular: Muitas pessoas usam seu tempo com equipamentos cárdio lendo jornal, vendo televisão ou negligentemente conversando com os amigos. Claro que você estará queimando calorias, mas muito provavelmente não alcançará o seu ritmo cardíaco ideal e conseqüentemente não obterá o máximo benéfico do trabalho. Você não precisa treinar em um nível de intensidade acima do esperado, mas precisa se concentrar no que está fazendo.

  • Pouca carga – intensidade: Quando você simplesmente usar pesos medíocres para cumprir um pré-determinado número de repetições (digamos, 10 ou 20), não se conseguirá os efeitos máximos para ativar seus músculos. As últimas 3 ou 4 repetições devem ser desafiadoras. Além disso, a fase negativa do movimento é freqüentemente esquecida. Muitas pessoas preferem vencer a gravidade em vez de usar os seus músculos para lentamente deixar que ela vença. É fundamental trabalhar com uma contração concêntrica explosiva e uma contração excêntrica mais lenta, que leve pelo menos o dobro do tempo no seu percurso. Como regra geral, use moderadamente pesos pesados (com a qual você possa fazer de 8 a 15 reps), que deverá dar-lhe muito melhor resultado do que utilizar pesos leves com repetições mais altas.

  • Dependência nas medidas (números) como parâmetro do sucesso: Deve-se ter cuidado com os valores das medições, pois podem proporcionar às mulheres uma falsa indicação do seu nível de aptidão. Dietas extremas, freqüentemente, reduzem o peso corporal total, mas reduz também o peso muscular magro e a taxa metabólica.
    Um programa de treinamento com pesos pode realmente levar ao aumento de peso corporal, melhorando a aparência das áreas problemáticas e, simultaneamente diminuir a gordura, no entanto, as medidas podem eventualmente não mostrar qualquer mudança.
    A simples avaliação visual, próprias de vestuário, a sensação de bem-estar, a observação de outras pessoas sobre a aparência melhorada e os valores de gordura são parâmetros muito melhores do que medidas.

  • Ignorar o ciclo menstrual: Durante o ciclo menstrual, mulheres naturalmente ganham e perdem peso com mudanças nos níveis de estrogênio. Por vezes, poderá ser mais difícil de treinar e ainda aumentar um pouco a gordura corporal. Uma boa estratégia é traçar o seu andamento e comparar o seu atual estado de aptidão com o mesmo ponto do seu ciclo anterior.Não fique desencorajada por alterações relativamente pequenas em gordura, procure sempre manter seu foco.

Não tenha medo de treinar "pesado"... concentre-se no exercício e conquiste seu objetivo!

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.