Os famosos patins 'in-line', que fizeram grande sucesso entre crianças e adultos nos anos 90, estão de volta. Seja nas ruas, nas praças ou no calçadão da praia, lá estão as rodinhas mágicas que deslizam pelo chão. A reforma do calçadão da praia de Camburi (Vitória-ES) trouxe um estímulo e tanto para a prática dessa atividade para se divertir e até mesmo para se manter em forma.
Amadores ou não, quem anda de patins precisa tomar alguns cuidados para não se machucar. O "batizado", como os patinadores chamam os tombos, pode trazer sérias lesões. Há dois tipos de andadores de patins: aqueles que começam desde criança e dificilmente caem e aqueles que começaram a andar recentemente, depois de adultos.
Para o primeiro grupo, os riscos são proporcionais à vontade de fazer manobras radicais. Na tentativa de amenizar o tombo, as mãos são usadas para amortecer a queda e há risco de lesionar os punhos e os cotovelos.
O grupo formado por pessoas que ainda estão aprendendo a se equilibrar sobre rodas pode sofrer danos mais graves se não utilizar a proteção indicada.
Muitas vezes, para se equilibrar as pessoas acabam deslizando o pé, fazendo o movimeto sem retirar o patins do solo e acabam forçando os joelhos. Isso sem falar nas fraturas ou lesões de patela, mãos, punhos e cotovelos.
Curiosidades sobre o patins
Os primeiros patins, surgidos no século XVIII, eram feitos com duas rodas de ferro. Anos mais tarde, rodas de madeira, cobre e marfim foram acopladas a plataformas de ferro ou madeira.
Em 1823, Robert John Tyers criou os patins "Rolito", que tinham cinco rodas em linha, sendo que as três do meio eram maiores, o que permitia ao patinador realizar manobras, jogando o peso do corpo para frente ou para trás.
Os modelos com quatro rodas, com os pares lado a lado, foram inventados por James Plimpton, em 1863. Em 1900, foram criados os patins com botas e rodas acopladas, chamados de patins artísticos.
No Brasil, os primeiros patins só foram fabricados em 1955.
Novidades no mercado
A novidade fica por conta do modelo Racing 500, que tem cinco rodas. Patins com botas no formato de tênis são mais confortáveis e propícios à prática de manobras. Os que têm rodas com aro maior garantem mais velocidade com menos esforço.
E olha esse modelo que achei...
E olha esse modelo que achei...
E por falar em esforço... quantas calorias gastamos em uma hora de patinada?
Esse gasto depende de vários fatores como, idade, peso, o seu nível de aprendizado e até mesmo o modelo do seu patins! Mas uma boa patinada da pra gastar em torno de 300 kcal. Mas se você ta colocando seu patins e ta "deixando o vento te levar" só passeando de bobeira... ohh!! vou te enganar não heimm, você não ta gastando quase nada. Prefira ir contra ao vento, aproveite as horas em que o local esta vazio, pegue um pique legal e coloque um pouco de esforço nesse passeio, assim você garante a diversão e ainda ganha ou melhor, perde alguns quilinhos.