20090222

* Exercícios e gripe


Muitas pessoas vão à academia se exercitar alegando que o exercício vai "desintoxicar". Cuidado! Dependendo da intensidade, o mesmo pode vulnerabilizar ainda mais o organismo.

Um estudo publicado há sete anos no jornal do American College of Sports Medicine constatou: o exercício, quando praticado com regularidade e num ritmo agradável, diminui as chances da pessoa pegar infecções.

Porém exagerar causa o efeito contrário. Os atletas que treinam de maneira árdua estão mais suscetíveis a gripes e problemas respiratórios. A explicação para essa aparente incoerência está numa substância chamada glutamina, que se consome durante os treinamentos. É exatamente ela, a responsável pela alimentação dos leucócitos.

A saída para garantir apenas o bom efeito da atividade física é a moderação ou, no caso dos esportistas profissionais, a suplementação. Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como "BCAAs", são usados na produção de glutamina e podem suprir essa carência, diminuindo as chances de doenças respiratórias.

Já é comprovado também que os exercícios regulares estimulam a produção de citocinas, imunoglobulinas e das células chamadas natural killers. Estas últimas, como o próprio nome inglês sugere, podem ser definidas como assassinas naturais, pois têm a capacidade de reconhecer e matar células tumorais.

Mais recentemente,estudos revelaram que a atividade física regular e moderada ajusta o sistema imunológico, fazendo com que ele fique preparado para resistir a doenças. Já os treinamentos intensos prejudicam as defesas do organismo humano.

Em uma das pesquisas, durante dois meses, 40 ratos de laboratório fizeram exercícios diariamente, tendo só um dia de folga por semana. Claro, ninguém é de ferro. Mas a malhação era dura. Durante uma hora eles corriam na esteira, simulando um freqüentador de academia.

Enquanto isso, outros 40 roedores passavam os dias numa boa, naquela rotina sedentária que muitos seres humanos ainda insistem em levar. O detalhe é que todos esses bichos tinham um tipo de câncer chamado tumor de Walker 256. Foi isso que justamente possibilitou aos pesquisadores avaliarem as melhoras no sistema imunológico. E o resultado foi surpreendente: O grupo que praticava exercícios viveu o dobro do tempo.

"Houve um aumento na quantidade e na capacidade de suas células, chamadas de leucócitos. Mais bem ajustado, o organismo resiste eficazmente às doenças mais variadas, do câncer à gripe, passando por micoses e afins" declarou o fisiologista Reury Frank Bacurau, autor da pesquisa feita no Laboratório de Metabolismo do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.