20090225

* É importante aquecer?


O aquecimento tem a função de harmonizar entre si, de maneira ótima , todos os sistemas funcionais que contribuem para determinar a capacidade de performance do esportista.

Fisiologicamente, ele permite ao corpo ajustar-se ao começo da atividade e preparar-se para poder fazer face à demanda física que será necessária. O aquecimento deve ser gradual. Pois, prepara os grupos musculares envolvidos para serem alongados ou fortalecidos por um aumento da temperatura e circulação nos músculos sem causar fadiga ou reduzir os estoques de energia. Fazendo com que os músculos fiquem mais flexíveis, reduzindo as chances de lesões.

Existem 2 tipos de aquecimento: o Geral e o Específico.

No aquecimento Geral, as possiblidades funcionais do organismo em seu conjunto devem ser levadas a um nível superior, isto é, obtido através de exercícios que servem para aquecer os grandes grupos musculares (por exemplo: aquecer o corpo caminhando na esteira antes de fazer o exercícios da musculação).

No aquecimento Específico, o aquecimento efetua-se especificamente, conforme a modalidade, isto quer dizer que aí são executados movimentos que servem para aquecer os músculos em relação direta com o exercício que srá realizado. (por exemplo: caminhar por 5 minutos com a velocidade reduzida e depois realmente colocar a velociade do seu treino).


Efeito sobre as funções cardiovasculares:


* Aumentar a frequência cardíaca ;
* Elevar a pressão sanguínea;
* Aumentar a quantidade de sangue em circulação;


Efeito no sistema respiratório:


A frequência e a profundidade da respiração aumentam em função da intensidade e do volume da carga corporal, a fim de suprir o aumento da nescessidade de oxigênio da musculatura em ação e simultaneamente eliminar o dióxido de carbono resultante.


Efeito na musculatura:


Com o aumento da irrigação no aquecimento e o calor produzido pelo trabalho muscular elevam a temperatura de todo o organismo e do próprio músculo. Após 15-20 min de trote a temperatura pode subir para 38,5 graus favorecendo o deslizamento das fibras musculares e facilitando a movimentação de tendões e ligamentos. Daí a diminuição do risco de distensões e de contusões nos movimentos esportivos que sobrecarregam ao máximo o aparelho motor ativo e passivo.


Efeito nos parâmetros psicológicos:

O aquecimento não só provoca uma melhora na disposição física, como também da disposição psíquica à performance. Pode também melhorar a atenção principalmente na percepção ótica, assim como uma ativação das estruturas centrais, sobretudo da formação reticular, melhorando consequentemente a coordenação e precisão das ações motoras.


NÃO DEIXE DE REALIZAR UM BOM AQUECIMENTO
ANTES DE COMEÇAR SEUS EXERCÍCIOS

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.