20090320

* Entrando em forma sem sair do lugar



Se você esta achando que a diga é perder peso dormindo, ginástica pasiva.... sinto muito mas entrou no site errado! Vamos deixar essa preguiça de lado e vamos pra esteira!!


Entrar em forma sem sair do lugar!? hahahah mas que brincadeirinha sem garça né!?

Ficar 30 min é um sacrifício pra você? Esses minutinhos que nuuunca passam não é mesmo?! Emagrecer ou melhorar o condicionamento físico não é fácil. Mas se você continuar com o mesmo treinamento vai ficar mais difícil ainda. Ficar sempre naquela velocidade de 6km durante 30 min todo os dias, durante meses e meses, isso sem falar naqueles que entra ano e sai ano continuam assim... O treinamento vai continuar chato e os resultados não vão aparecer. Que tal fazer um treinamento diferente na esteira ergométrica? Animou? Então vamos evoluir, vamos sair da rotina.

Vamos fazer um treinamento intervalado, como o próprio nome sugere, é composto por um trabalho interrompido e repetido. É um método de treino caracterizado por períodos de estímulos e períodos de recuperação parcial. Esse intervalo de recuperação pode ser ativo ou passivo, dependendo da intensidade do treino que se objetiva realizar. O treinamento intervalado pode produzir praticamente os mesmos benefícios musculares aeróbios que um treinamento contínuo, tendo ainda a vantagem de não ser considerado monótono como o treinamento contínuo.

Vamos exemplificar, você caminha numa velocidade 6 km por 5 minutos, aumenta sua velocidade para 8 km e corre durante 3 minutos e volta a caminhar na velocidade de 6km por + 5 minutos e aumenta para 8 km correndo + 3 min novamente. Fazendo assim até completar o tempo total do seu treinamento.

Lembrando que a velocidade da caminhada e da corrida e o tempo vão depender do seu condicionamento.

E como tudo na vida evolui, a indústria de equipamento de ginástica também cresceu e se modernizou assustadoramente. Houve um repentino avanço nas esteiras com motores mais potentes, velocidade confiável, inclinação variável, com programas pré-estabelecidos, mais largas e mais longas, dando uma maior segurança. A maioria das esteiras hoje permite velocidade programada de até 20 km/h e uma inclinação de até 15%. Você pode variar o seu treinamento colocando uma inclinação na esteira. É uma maneira excelente de aumentar a intensidade sem sofrer impacto nas articulações.

Por exemplo: caminhada a 6km por 5 min, inclina a esteira sem aumentar a velocidade por 3 min, você continuará caminhando mas fazendo um esforço maior devido a inclinação.

A principal vantagem da esteira é a possibilidade do controle total do treinamento no que se refere à freqüência cardíaca, ritmo, passada e mecânica do movimento.

A grande vantagem do treinamento intervalado é a facilitação da adaptação muscular para suportar exercícios de maior intensidade, de forma gradativa e perfeitamente assimilável e quebra da monotonia do treino na medida em que exige atenção na mudança da intensidade do exercício.

Entretanto, deve-se ter alguns cuidados ao utilizar a esteira, tais como, ao parar, não descer imediatamente, mas caminhar um pouco na esteira. É normal as pessoas se sentirem meio tontas porque o equipamento, reduzindo o impacto em até 30%, faz com que os órgãos sensoriais comandados pelo labirinto trabalhem com uma informação como se o indivíduo pesasse menos. Além disso, nesse momento, é quando o corpo reorganiza o aporte sangüíneo e isso pode provocar uma tonteira momentânea sem maiores complicações.

Para o pessoal que prefere malhar em casa e já esta pensando em adquirir uma esteira, existe também no mercado uma infinidade de modelos caseiros. Muitas são até dobráveis, ocupando pouco espaço quando estão fora de uso. O importante na hora da escolha é verificar a robustez e a potência do motor. O ideal é que seja acima de 2 HP. E por favor, não faça dela um cabide. Vamos utiliza-la! Sua saúde agradece.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.