20090313

* Porque as pessoas ficam obesas?


Pergunte a várias pessoas o que ela gostaria de mudar em si mesma e a maioria esmagadora vai dizer que gostaria de perder peso. Para muitas delas, isto é mais fácil de conseguir. Mas existe um grupo que não consegue emagrecer assim tão fácil. São os obesos. E o problema deles não é apenas estético. É de saúde.

A obesidade é uma doença e como tal, deve ser tratada. Ela se caracteriza por uma grande quantidade de gordura no corpo. E quando uma pessoa chega a este ponto, a saúde vai embora. E os problemas que aparecem são enormes.
A obesidade tornou-se inclusive um problema de saúde pública. Estudos mostram que cerca de 1/3 da população mundial está obesa.

A primeira coisa que alguém, que está muito acima do peso precisa fazer se quiser mudar de vida é consultar um médico. Em geral, ele começa o tratamento medindo o Índice de Massa Corporal (IMC) do paciente. Este cálculo é simples: é o peso dividido pela altura ao quadrado (P/A2, sendo o peso em quilos e a altura em metros). Se este resultado for maior do que 30, o quadro de obesidade começa a aparecer. Principalmente naquelas que apresentam gordura localizada na região do abdômen e cintura.

Infelizmente, a obesidade tira vidas precocemente. E seu tratamento pode ser extremamente difícil por que não depende apenas de médicos e remédios. Ele depende – e muito – do paciente. A força de vontade para mudar é fundamental. Do contrário, o obeso é sério candidato a desenvolver problemas como diabetes, pressão alta, doenças coronarianas e alguns tipos de câncer.

O obeso sofre de várias formas. A pressão vem da família, dos amigos e dele mesmo. A sociedade tem grande preconceito com o problema. Muitos acreditam que os obesos estão nestas condições por preguiça, por exemplo. Mas não é assim que as coisas acontecem. A obesidade não tem apenas uma causa e nem uma solução.

Uma pessoa pode se tornar obesa por fatores genéticos, emocionais, influências fisiológicas, transtorno alimentar, estilo de vida, idade, uso de alguns medicamentos e gravidez. Em geral, apresentam como quadro clínico o peso acima da média, falta de ar, insônia, apnéia do sono, varizes nas pernas, eczemas nas dobras da pele, pedras na vesícula biliar, artrite nos joelhos e tornozelos, hipertensão e glicose e colesterol elevados.

Existem alguns tratamentos para a obesidade. Eles podem ser usados juntos ou um de cada vez. Tudo vai depender do nível do problema de cada um. Não podemos esquecer que a obesidade ainda divide-se em obesidade mórbida, mais perigosa ainda. Quem define o melhor tratamento, logicamente é o médico. É só seguir as orientações.

O médico pode mandar apenas que cada um mude os hábitos alimentares, deixando as calorias e gorduras de lado e balanceando a dieta, e que exercícios físicos sejam adicionados à rotina. Também há tratamentos com base em ervas e medicamentos de uso controlado. Como último caso, o médico também pode orientar o paciente a fazer algum procedimento cirúrgico, como a bariátrica e a adição de um balão intragástrico.

O ideal é que cada um se cuide de forma a não chegar a ficar obeso. Ternha uma alimentação balanceada. Pratique exercícios físicos regularmente. Não perca sua vida cedo por um problema que tem solução.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.