20090427

* Cuidado com a Tendinite




Tratamento acaba com as dores da tendinite
Gelo é bom, mas a bolinha de borracha pode agravar ainda mais a lesão

Dores constantes que aparecem em simples movimentos. Digitar, praticar exercícios físicos, escrever e até mesmo realizar atividades do dia-a-dia, como pentear os cabelos, amarrar o cadarço dos sapatos ou dar a seta no carro, tornam-se tarefas dolorosas e complicadas. Os sinais indicam tendinite, principalmente pessoas que desempenham funções que dependem de movimentos repetitivos, como a digitação.

A lesão é conhecida pelo constante incômodo gerado pela inflamação dos tendões. Mas esta mesma inflamação, pode ser causada por outros fatores. O nome tendinite ficou muito popular, por isso, é o termo mais usado para o problema. Mas na verdade, a doença também chamada de tendinopatia e não acontece só pela inflamação dos tendões, mas por diversos problemas, como compressão e contusão dos tendões.

Também, diferente do que muita gente acredita, a tendinite ou tendinopatia pode ser diagnosticada facilmente e, se tratada corretamente, deixa de perturbar. A tendinopatia é diagnosticada com exames como o ultrassom ou, mais raramente, por ressonância magnética. Normalmente é caracterizada por inflamações ou pelo processo de degeneração dos tendões. O primeiro passo do tratamento é diminuir a carga depositada no tendão afetado pelo problema, só assim você vai atingir resultados positivos.

Mas, em casos mais graves ou crônicos, a única saída para problema é acabar de vez com os movimentos que aceleram a tendinite e proporcionam fortes dores. A situação obriga diversas pessoas, a mudarem de emprego ou abandonarem as atividades físicas, por exemplo.

Além de um tratamento correto, a tendinopatia, conta com alguns aliados para os momentos de fortes dores, são pequenas atitudes que ajudam a amenizar o incômodo. Existem maneiras de aliviar as dores da tendinopatia, mas é importante lembrar que procurar o médico é fundamental para eliminar o problema.

Gelo

O gelo é analgésico e antiinflamatório, uma ótima opção para o momento crises de dores. Quando as dores acontecem, o gelo é um grande aliado. Ele deve ser colocado no local da dor por 20 minutos e com intervalos de 2 horas, pelo menos três vezes ao dia. Vale lembrar que apenas uma aplicação durante o dia não garante resultados positivos.

Munhequeira

A munhequeira ou a faixa ajudam a manter o tendão afetado em repouso, amenizando as dores causadas pela tendinopatia. Quando repousamos o tendão afetado pela inflamação ou pela degeneração livre de movimentos fortes e repetitivos colaboramos com a melhora da dor. Mas é importante lembrar que o abuso desse artifício, pode deixar os músculos mais frágeis, por isso, é importante a presença do médico durante o tratamento.

Atenção

As bolinhas ortopédicas podem piorar os casos de tendinopatia, aumentando as crises de dores. A maioria dos casos de tendinopatia é causada pelo excesso de carga depositada em determinado tendão, por isso que o uso das bolinhas pode agravar o quadro. Elas servem na verdade para potencializar os músculos, mas o movimento repetitivo é de risco para pessoas que sofrem com o problema.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.