20090703

* Hipertrofia muscular

As bases celulares da regulação da hipertrofia muscular
O músculo esquelético possui uma notável habilidade de regeneração após lesões de diversas naturezas. Exercícios de alta intensidade ou com cargas elevadas, cursam com microlesões na arquitetura celular - fase de degeneração. Este estresse inicial pode ser compensado posteriormente na fase de regeneração, através de descanso e alimentação adequados, onde há uma maior síntese protéica.
A capacidade de regeneração do músculo esquelético é em parte dependente da ativação das células satélites. Estas estão fortemente correlacionadas com o crescimento, regeneração e hipertrofia muscular. Para isso, são primeiramente ativadas deixando o seu estado inicial de latência, proliferam-se e fundem-se entre si ou com as fibras esqueléticas pré-existentes regenerando a fibra lesionada, resultando uma hipertrofia compensatória.
.

As células satélites (CS) são ativadas e proliferam-se após um miotrauma. Através de sinais quimicos, migram e fundem-se com a fibra lesionada. A fibra regenera-se, e ganha volume (hipertrofia).O ganho de massa muscular cursa com uma maior relação insulina/glucagon, testosterona/cortisol e elevadas concentrações de MGF e IGF. A miostatina é um conhecido inibidor do ganho de massa muscular e modulador negativo da ativação das CS.

Dentre os processos que governam o processo de hipertrofia muscular devemos ressaltar a ação dos hormônios. O perfil hormonal durante a fase anabólica evolui com uma maior relação insulina/glucagon, testosterona/cortisol, concentrações elevadas de IGF (fator de crescimento semelhante a insulina) e MGF (fator de crescimento induzido por estresse mecânico) e concentrações reduzidas de miostatina. Estes hormônios agem nas células através de seus receptores específicos, induzindo várias adaptações celulares causando a hipertrofia muscular. Pouco é conhecido sobre como as respostas adaptativas ao exercício são iniciadas e mantidas ao nível molecular, atualmente os cientistas acreditam que são pontos de controle intracelular para a síntese protéica as proteínas: calcineurina, PI3K, Akt, mTOR, GSK3ß, SHIP2 e PTEN.

Representação esquemática dos mecanismos de indução de hipertrofia muscular através da ativação da fibra muscular por IGF e insulina. Estes hormônios ao se ligarem nos seus receptores de membrana, ativam a PI3K. Esta enzima é capaz de fosforilar o PIP2, convertendo-o em PIP3. O PIP3 é essencial para o recrutamento, para a membrana e ativação da Akt. A Akt é um dos principais pontos de controle para o ganho de massa muscular. Por converter o PIP3 em PIP2, as enzimas PTEN e SHIP2 dificultam a tivação da Akt e, consequentemente, a hipertrofia. mTOR é uma proteína ativada por Akt e está associada a maior síntese proteica pelos ribossomos. Por outro lado, a GSK3ß é um inibidor da síntese proteica nos ribossomos, porém, esta enzima fica inibida quando a Akt está ativada. A Foxo induz a atrofia muscular por ativar uma organela que degra as proteínas marcadas para tal – o proteossomo. Mais uma vez, a Akt, além de induzir a hipertrofia, modula negativamente a degradação proteica ao inibir a via da Foxo. A calcineuri na é uma proteína ativada indiretamente por cálcio e é capaz de modular o ganho de massa muscular. Porém, alguns cientistas inferem que ela seja um modulador positivo e outros não corroboram com estes dados.

Com a completa elucidação dos reais mecanismos pelos quais o músculo esquelético se adapta no nível molecular teremos no futuro uma grande ferramenta para a prática clínica, visando o tratamento de doenças e melhora da qualidade de vida. Ademais, o uso da terapia genética no mundo desportivo poderá trazer melhores resultados aos atletas, quando a manipulação dos diversos fatores que modulam o ganho de massa muscular poderão ser utilizados por estes profissionais.

De fato, através da manipulação genética os atletas poderão tornar-se mais fortes, ágeis, rápidos, flexíveis, ou seja, mais competitivos. Obviamente, os supostos efeitos ergogênicos que advém com essa tecnologia geram inúmeras polêmicas sobre questões éticas que vão desde a saúde do atleta até os princípios esportivos, devendo ser exaustivamente discutidos pela sociedade.

Autor correspondente: L. C. Cameron, Ph. D.

ATENÇÃO

Todo conteúdo desde blog é resultado de pesquisa em livros, revistas, internet e opnião pessoal. O objetivo deste blog é conscientizar e informar o seu público dos benefícios a saúde e qualidade de vida por meio da prática regular de atividade física. Contribuindo assim, ativamente, na saúde geral da população. Acreditamos que qualquer um pode se tornar saudável e em forma com um programa regular de exercícios físicos e boa alimentação.

As dicas e sugestões contidas neste site não substituem a presença e o acompanhamento de Educadares Físicos, Médicos, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas.

Equipe Fit Run


MEXA-SE E GANHE SAÚDE

MEXA-SE E GANHE SAÚDE
O objetivo do blog é incentivar você a praticar exercícios regularmente. E pra você que já pratica, facilitar o seu entendimento aos assuntos relacionados com atividade física, saúde e bem-estar.

Faça isso por você!!!

O sedentarismo é, hoje, um dos principais fatores de risco para a saúde. Por isso, ao reservar um "tempinho" durante o dia para a prática de exercícios físicos, você estará dedicando ao seu corpo a atenção e os cuidados que ele merece.